OPINIÃO

Coluna Saul 22/01/2013

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Neri Garcia Vieira

Faleceu o tradicionalista e líder comunitário, Neri Vieira. Uma pessoa que por onde passou deixou a marca de competência e humildade. Neri deixa uma vida de exemplos e serve de referência para quem deseja viver no exercício de servir.

 Atitude

A questão da coleta seletiva do lixo passa por dois momentos. O primeiro é de que o município deve ter estrutura para organizar a coleta de forma a não retroceder, como foi feito no passado. No segundo momento é importante uma efetiva campanha para que a população realmente se comprometa em não misturar os lixos.

 Atitude II

A mudança de atitude neste caso é indispensável, pois sem o envolvimento de todos, o processo não funciona. Lixo é dinheiro e de forma organizada pode viabilizar a vida de muitas famílias que hoje vivem de forma precária.

 Velocidade

Um problema que aparece com o asfaltamento de ruas na área central e nos bairros e a alta velocidade dos veículos. Hoje são muitas reclamações e lamentavelmente os motoristas não se conscientizam e os pedidos para quebra-molas se multiplicam.

 Lei

O anteprojeto do Vereador Patric Cavalcanti merece reconhecimento. Proibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos é uma das soluções para terminar com dois dos priores problemas que temos em Passo Fundo: A sujeira e o barulho. Não vamos confundir diversão com anarquia e o espaço público é de todos e desta forma não pode ser ocupado por alguns que acreditam que praças, canteiros e calçadas seja extensão de suas garagens.

 Lei II

A lei se aprovada não vai proibir ninguém de beber e sim normatizar onde podemos beber e valorizar locais públicos que poderão desta forma ser ocupados por todos. Recordo-me quando da proibição do cigarro, que polemica e hoje ninguém questiona, pois os benefícios superaram as criticas.

 UAMPAF

O amadurecimento das lideranças é elogiável, pois temos três chapas para a Direção da União das Associações de Moradores de Passo Fundo e os candidatos estão em consenso quando falam em respeito, participação e independência. Será uma boa eleição.

 Luciano e Uampaf

Prefeito Luciano Azevedo se reúne com lideranças comunitárias no próximo sábado, 26 de janeiro em reunião da Uampaf. Será o primeiro de muitos momentos com os Presidentes de Associações. Quando Deputado Estadual tinha por hábito prestar contas do mandato nos encontros do movimento.

 Vila Nova

Aguarda com ansiedade a construção do ambulatório, pois o Presidente Antônio Pereira fez todos os movimentos necessários, mas até o momento o sonho de toda a região da grande Santa Maria não saiu do papel.  Teve emenda do Deputado Afonso Hamm (PP) e ainda do orçamento do Estado e mesmo assim não prosperou.

 Vila União

E o ambulatório da Vila União que teve emenda do Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB) para a construção? O prédio atual não sustenta mais toda a estrutura de PSF e mesmo assim o projeto não evoluiu. A Presidente Goretti Vieira cobrou de forma intensiva, mas nada de concreto foi justificado.

 Jerônimo Coelho

Outra novela é quanto ao PSF na comunidade do Jerônimo Coelho que é de responsabilidade do Estado. Obra que deveria estar pronta em novembro de 2012 e até o momento não parece que a Empresa responsável esteja preocupada com prazos. Em nota de resposta ao e-mail enviado pelo CCBI – Conselho Comunitário do Bairro Integração a secretaria de Obras do Estado, diz que o prazo foi prorrogado para fevereiro de 2013. Interessante que o e-mail do Estado veio sem assinatura de quem respondeu. 

Gostou? Compartilhe