OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Sérgio Morares
Partiu cedo demais meu amigo Sérgio Moraes. Homem de bem que por onde passou ganhou amigos. Foi Gerente da CEEE, Presidente do PDT e ainda comandou o Esporte Clube Passo Fundo. Na sua despedida pude conferir amigos e familiares emocionados e agradecendo ao Sérgio por tudo que ele fez aos que precisavam. Sérgio era assim, otimista, amigo e alegre.

Sérgio Moraes II
Em 1990 me reuni com Sérgio e Fiorinda Candatem Farias para pedir energia eletrica na Rua Cândido Godoy, na casa da saudosa Isaura Frazzão. A única casa da rua e a quatro quadras do final de rede na Avenida Brasil, Xangrilá. Na casa, além das crianças e adolescentes moravam Isaura de 60 anos, Faustina de 88 anos e Carmelinda de 96 anos. Não conheciam energia eletrica e o maior sonho era um tv e geladeira.

Sérgio Moraes III
Depois de uma força tarefa com Sérgio e Fiorinda que na epoca era secretaria de serviços urbanos Isaura ganhou a rede eletrica de quatro quadras de extensão. Emoção naquele dia de uma senhora que somente fez o bem e recebeu das mãos deste amigo toda a atenção. Carmelinda e Faustina também puderam desfrutar deste serviço antes de falecer. Sérgio era assim, dava amor e atenção as pessoas. Um homem público sensível e com certeza parte deixando marcas de bondade por todo o lado. Não morre aquele que deixa exemplos e ações e Sérgio continua vivo atraves de seus filhos e obras que fez em todas as oportunidades que a comunidade precisou.

Parque da Gare
Emocionante quando vemos o projeto da gare e muito mais emocionante será participarmos da inauguração desta obra sonhada e esperada a muito tempo pela nossa comunidade. O Prefeito Luciano tem pautado como prioridade esta obra e teremos em breve um espaço especial para a população desfrutar de seu lazer.

PAC II
Este programa do governo federal preve o canalização e asfaltamento de quase 100% das ruas da grande Santa Marta e Integração e como envolve mais de R$ 50 milhões depende de licitação com todos os cuidados necessários para evitar anulação do processo. Luciano Azevedo tem priorizado o processo junto a SMOV e em breve teremos as obras de fato serem iniciadas. Infelismente temos pessimistas de plantão e diria até mesmo mal intencionados que falam em devolução do dinheiro e desistência das obras. Tenham certeza amigos que as coisas estão andando de forma rápida, responspável e legal, para que estas obras sejam iniciadas e concluidas. Enquanto isto UBS da Vila União quase pronta, Vila Nova iniciada, Nonoai pronta, Santo Antônio da Pedreira entregue, Farropilha entregue, Schilser tem valor empenhado, e tantas outras obras que estavam no papel e dependendo de contra-partida. Nem sempre as coisas andam no ritmo que desejamos, mas agir de forma correta e não mentir é obrigação de homens públicos que respeitam a população.

Ensino médio
Neste mês teremos a primeira aula da Escola de Ensino Médio Meibe Ribeiro, no Schisler Bairro Integração. Um sonho de vinte anos que passa a ser realidade pela força e determinação da Associação de Moradores do Schisler. As lideranças já se organizam para solicitar ao novo Secretário de Educação do Estado verba para construção do prédio próprio. Na mesma escola a associação garante desde 2006 o EJA fundamental.

Morte
Na medida que vamos vivendo mais os velórios aumentam, isto porque lamentavelmente perdemos nesta caminhada pessoas amigas e queridas. É o preço da vida longa. A cada velório vemos o quanto nossa vida é valiosa e o quanto valorizamos coisas que de fato não tem valor. Estou convencido que temos que amar, rir, brincar, falar bobagens e realmente desfrutar nosso precioso tempo com quem nos faz bem. Amar e dizer que amamos. Abraçar bem forte, elogiar o chimarrão, a capirinha e o feijão bem temperado de nossa mãe ou esposa. Visatar aquele amigo querido, fazer a pescaria tão planejada e realmente viver a vida como se não tivessemos amanhã. A morte é definitivamente inevitável, mas a vida é com certeza o presente mais valioso que recebemos de DEUS, por isto viva a vida.

Gostou? Compartilhe