OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Conselho Tutelar

É muito fácil atribuir ao Conselho Tutelar os problemas sociais ou até mesmo a falta de fiscalização que temos quanto a venda e consumo de bebidas para crianças e adolescentes. A terceirização da educação dos filhos pelos pais é com certeza um dos grandes problemas que temos na modernidade.

Conselho Tutelar II

Abuso sexual, maus tratos, abandono de incapaz, negligência e tantas outras violações são o cotidiano dos nossos Conselheiros Tutelares. Temos ainda a irresponsabilidade de alguns pais que não garantem a presença de seus filhos na escola e quando questionados pelo Conselho Tutelar são indiferentes.

Conselho Tutelar III

Temos dez Conselheiros e muitos viram a noite e o dia atendendo famílias e resolvendo muitos problemas. Se há algum tipo de falha, esses são fatos isolados e devem ser tratados desta forma.

Família

Ter filhos é uma responsabilidade enorme, para toda a vida. O que vemos hoje é a falta de planejamento familiar e com isto os problemas sociais aumentam não apenas pela pobreza e sim por falta de responsabilidade. Exigir que não se fuja das responsabilidades é o primeiro passo para iniciarmos a construção de uma sociedade melhor.

Filhos

Educar da trabalho. Educar cansa e quem acha isso difícil não seja pai ou mãe. Educar se inicia desde a gestação e não apenas na adolescência. Muitos não sabem ou não querem dizer não e quando a sociedade o faz os problemas se iniciam.

Escolas

Hoje os professores sofrem lamentavelmente com alguns de seus alunos que chegam as escolas sem limites e acreditando que no mundo apenas ouvimos sim. Atendem celular, não prestam atenção na aula, não respeitam regras e quando questionados dizem verdadeiros impropérios aos nossos mestres. Precisamos enfrentar de frente este problema.

Escolas II

Reunião de mais contam apenas com 10% dos pais que não priorizam o ato mais importante que é de apoiar a escola, professores e funcionários das escolas de seus filhos. Triste e como sabemos muitas situações acabam com envolvimento em drogas, prostituição e outros atos ilícitos.

Passagem Integrada

Passo Fundo esta atrasada mais de três décadas no tema de bilhetagem eletrônica e passagem integrada. O povo trabalhador e também os empresários não merecem mais esperar e contam com a licitação do transporte para garantir que um cidadão possa morar no Zachia e trabalhar no Boqueirão, sem ter que pagar quatro passagens.

Passagem Integrada II

Hoje temos cidades onde a segunda passagem é gratuita enquanto Passo Fundo debate este tema há muito tempo. Os empresários hoje pagam caro e muito caro os vales para seus trabalhadores e isto somente terminará com a modernidade do transporte, mas também com a implantação da passagem integrada.

Abuso sexual

Hoje nos três meses de 2017 tivemos mais de quarenta abusos contra crianças e adolescentes. Os Conselheiros, SEMCAS e Ministério Público em força tarefa para que os processos andem, mas o prejuízo nas crianças é algo que os acompanham pelo resto da vida.

Abuso Sexual

Laudos que antes eram feitos pelo CEPIA hoje ficaram de responsabilidade do Estado, ou seja, alguns processos parados esperando a máquina desestruturada do Rio Grande do Sul. As crianças humildes mais uma vez são prejudicadas pela falta de agilidade de quem de fato deveria protegê-las.  

Turno Integral

Anotem meus amigos a falta de turno integral na rede de Escola de Ensino Infantil será tema em breve, pois hoje muitas crianças ficam sem escola ou no turno inverso abandonadas pelo Estado. E antes que falem nas famílias, sei que existem casos específicos de mães que não trabalham, mas temos situações de famílias que trabalham nos dois turnos, diferentes de muitas categorias que contam com meio turno ou seis horas na jornada de trabalho.

 

Gostou? Compartilhe