OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Folclore

O II Congresso Internacional de Folclore foi um sucesso em Passo Fundo, levando cultura para nossos bairros e vilas. Invadindo nossas escolas com apresentações que prestigiam a cultura de nossos povos. Parabéns aos nossos voluntários que fazem a diferença e mostram que quando existe vontade, não tem falta de dinheiro que impede o sucesso. Parabéns Gustavo Maias que Coordenou este grupo que merece aplausos e foram sete países que espalharam alegrias pelas nossas ruas e nossos educandários. Avante e que venha o III evento.

LBV

Ontem estivemos com o Prefeito Luciano Azevedo reunidos com a Direção da LBV que pretende instalar uma unidade em Passo Fundo. De forma objetiva e criteriosa o Chefe do Executivo conduz este projeto com responsabilidade e logo teremos o sinal positivo para a vinda desta entidade que prevê atendimento de 300 crianças e mais familiares.

LBV II

No mundo inteiro a LBV atende famílias e promove a paz com seu trabalho e isto colabora efetivamente para o combate de drogas, prostituição e outras tantas formas de abandono. A divida social que temos com nossas comunidades é impagável e quanto mais tempo passa os prejuízos são irreversíveis. Na grande Santa Marta a construção de Unidade Básica de Saúde, Escola de Ensino Infantil e Escola de Ensino Fundamental enfrenta uma divida de décadas com uma das comunidades mais antigas de Passo Fundo.

Sartori

Governador Ivo Sartori falou ontem quando anunciava a ampliação da ITALAC que em julho, os 90 policiais do BOE retornam para a cidade. Em documento entregue pela UAMPAF solicitando este pleito o Governador referiu-se que estes policiais são de ações regionais e passível de deslocamento. Em Passo Fundo foram os 90 policiais  e Santa Maria apenas 50%, ou seja critério diferente para um município que aumentou seus índices de violência e responde pela 7° economia do Estado.

Violência

Os problemas na Rua Independência devido à baderna e confusão de bebidas, drogas e prostituição são pontuais e de algumas pessoas. Não são todos que frequentam aquela rua e nem mesmo em todos os estabelecimentos comerciais. Temos que separar o joio do trigo e também olharmos para o resto de nossa cidade pois a cada dia a bandidagem cresce, ocupa espaços públicos e aproveita a omissão do Estado que apenas justifica crise financeira. Impostos altos, cobrança agilizada e desta forma precisamos de competência na prestação de serviços.

Corsan

Que dificuldade para conversar com o Presidente Flávio Ferreira Bresser da CORSAN. Uma audiência solicitada há mais de um ano e mesmo o Presidente ter vindo em Passo Fundo várias vezes não encontrou espaço na agenda. Estranho pois o amigo poderia ter levado em consideração a nossa luta pela defesa da CORSAN e também pela pauta social. Falamos com tudo que é liderança e nenhuma deu muito importância.

Corsan II

Quando falo que a pauta é social me refiro aos investimentos sociais em projetos de crianças e idosos que a CORSAN poderia ter, mas vira as costas para o debate destes projetos. Passo Fundo não conta com o respeito que merece e o Presidente visita para assinar projetos com verbas que seus antecessores, Respeito é o que baliza o relacionamento das pessoas.

FRACAB

A Federação Gaúcha das Associações de Moradores elegeu novo Presidente, Arnobio Mulet Pereira. Depois de uma apatia que ultrapassou dez anos e por isto acredito que nosso amigo e combativo líder fará a diferença. Teremos em breve uma unidade da Federação em nossa cidade que atenderá inúmeros municípios.

Idosos

Nossos idosos hoje sofrem hoje com maus tratos de seus filhos e netos. Seja fisicamente ou financeiramente, mas precisamos agilizar o fortalecimento da rede que presta atendimento, fiscaliza e pune. Hoje é lamentável vermos condições de alguns idosos e de outro lado trotes e denuncias inverídicas.

Deputado Federal

Passo Fundo paga caro a falta de um representante na Câmara Federal e diariamente vemos entidades não receberem verbas e projetos arquivados por falta de apoio. Uma cidade de 200 mil habitantes e 140 mil eleitores com nenhum Deputado Federal e apenas um Deputado Estadual. Perde verbas e representação Federal.

Voluntários

Meus amigos, os países que crescem e desenvolvem-se contam com participação efetiva da comunidade. Não existe milagre e temos que efetivamente ocupar as Escolas, Sindicatos, Associações de Moradores e conselhos. Desta forma teremos um País com menos influência dos políticos. Em 2018 teremos eleições e oportunidade que os eleitores têm de demitir os que não trabalham e eleger novos representantes. 

Escolas

Temos hoje várias escolas que reúnem os pais de seus alunos. Escola com 500 alunos e reuniões com 40 pais. Pais que não conhecem os professores de seus filhos, amigo dos seus filhos, desconhecem os ambientes frequentados pelos seus filhos. Triste, mas é realidade. Temos que urgente fazer com que as nossas famílias encontrem tempo para estarem presentes nas escolas. Escola é a alma da comunidade e a participação faz a diferença.

Gostou? Compartilhe