OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Câncer

É urgente consolidarmos politicas públicas para prevenção e tratamento do câncer, doença que cresce no mundo inteiro e cada vez mais mata pessoas jovens. Temos muitos fatores que implicam no crescimento da doença mas a alimentação é campeã.

Câncer II

Hoje o consumo de refrigerantes, salgadinhos, bolachas , embutidos entre outros tem sido responsável pela obesidade de crianças e adolescentes. Temos no Brasil 30% de crianças obesas, diabéticas e hipertensas. O médico Pablo Santiago tem sido um grande defensor de uma discussão ampla e mudanças de hábitos alimentares.

Pablo Santiago

Ele que trata crianças com câncer, sabe como ninguém os fatores causadores desta doença. O papel dos médicos nos postos de saúde dos bairros é definitivo para descobrirmos de forma precoce a doença e pode tratar e salvar nossas crianças.

Cuidado pode ser câncer

Campanha Nacional defende as observações necessárias para que possam ser descobertos tumores no seu inicio. Isto é necessário principalmente em crianças que nem sempre conseguem manifestar as dores e sintomas iniciais. “ O câncer não é uma sentença de morte e pode ser prevenido”  Daniel Deheinzelin – Hospital do câncer de São Paulo.

Competência

O exame em uma criança de sete meses por um pediatra competente e dedicado fez com que fosse descoberto um câncer em um dos rins. A descoberta precoce foi determinante para que este pequeno anjo tenha realmente o tratamento e cura. Vamos torcer para que tudo de certo.

Centro Oncologia

Completou um ano a construção do Centro Infanto Juvenil de Oncologia no Hospital São Vicente de Paulo e parabenizo todos os envolvidos e de forma especial nossa equipe. Enfermeiras, Técnicas e médicos. Todos que fazem a diferença.

Centro Oncologia II

Destaco o amigo Pablo Santiago, médico que fez a diferença. Humano e visionário que lá em 2012 nos procurou com este projeto e sua visão consolidada para politicas públicas de prevenção e tratamento do câncer.

Beto Albuquerque

Beto Albuquerque garantiu emenda parlamentar de R$ 800 mil para esta obra e também enviou mais de R$ 3 milhões de emenda para o Hospital Municipal. Beto tem em sua carreira o comprometimento em obras e programas de saúde nos hospitais de Passo Fundo e região. No Centro de Oncologia Beto foi um politico que acreditou e se empenha agora para o Centro de Transplante de medula óssea.

Luciano Azevedo

Neste projeto o Prefeito Luciano Azevedo foi sensível e responsável no momento do debate para destinar professores para as crianças que ficam com internação prolongada. Tema levantado pela Promotora Ana Cristina Ferrareze e que hoje é referência no Brasil inteiro. Município faz historia, parabéns Prefeito.

Mauro Moreira

Nosso amigo, Veterinário Mauro Moreira tem defendido um debate amplo para ampliação da bacia leiteira em Passo Fundo para que Passo Fundo seja contemplado na aquisição de leite pela Italac. Com ampliação da empresa e consolidação de indústria fabricante de leite condensado será necessário uma bacia leiteira que contemple a demanda.  Mauro é Presidente da Associação dos Veterinários da região, referência como lideranças estadual.  Boa pauta.

SIM

Tramita na Câmara o projeto 251/2017 de autoria do Executivo que dispõe sobre o Serviço Municipal e procedimentos de Inspeção Sanitária dos produtos de origem animal. Este projeto certamente resultará em geração de empregos e renda, pois possibilita a ampliação da venda de produtos para outros municípios. Empresas que hoje não podem ampliar suas vendas pela falta deste selo. Parabéns aos envolvidos e pauta defendida pelo amigo Mauro Moreira que tem visitado muitas empresas que reivindicam  este selo.

Delegacia de Idosos

A Rádio Uirapuru destacou no programa Sem Segredo o tema “Estamos cuidados de nossos idosos?”. Certamente não estamos e os ouvinte através do whats mostra que muitos idosos passam por humilhações e grande parte pelos seus familiares. A cada dez minutos, um idoso sofre maus tratos no Brasil. Bom tema, parabéns. 

Gostou? Compartilhe