OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Trânsito
Impressionante como estamos vivendo uma época onde cada um vive por si e Deus por todos. No trânsito eu tenho observado diariamente atos individuais que somados causam problemas de fluxo e acidentes. Podemos com pequenos atos melhorar a vida da comunidade e de forma especial no trânsito. Na Rua Paissandu próximo ao IE um senhor fez sinal de que os carros parassem, para que um aluno com deficiência pudesse com sua mãe atravesse a via. Os carros simplesmente desconsideravam o pedido e a presença da criança.

Trânsito III
Na mesma rua, próximo ao EENAV as filas duplas e carros parados no cruzamento tornam o trânsito lento ou paralisam todo o fluxo. Uma outra questão importante é a situação dos coletivos urbanos na Avenida Brasil, que precisam cumprir rota e horários. Os carros não dão preferência e não são raras as vezes que os ônibus ficam trancados no trânsito e acabam por atrasar para chegar aos bairros e vilas. Acredito ser necessário mudanças no trânsito, mas com certeza a gentileza operaria milagres.

Adote o verde
Sábado com a presença do Ex-Deputado Federal Beto Albuquerque e Prefeito Luciano Azevedo foi realizado o ato do Adote Verde, um dos principais programas do Governo Municipal. Foram assinados seis novos contratos e oito renovações para que empresas cuidem de espaços públicos e, desta forma, sejam utilizados pela população.

Adote o verde II
Programa que compartilha responsabilidades e proporciona uma cidade mais coletiva e humana. Ações de primeiro mundo em que temos o amigo Ronaldo Roque Bonfante na Coordenação do programa.

Transporte
Desde 1998 que temos ação movida pelo Ministério Público exigindo licitação e foram vários recursos que perduraram por 20 anos. Agora a licitação saiu por uma decisão judicial e compromisso do Governo Municipal. Audiências públicas nos bairros, com entidades, assessoria técnica e muito diálogo.

Transporte II
Saiu o edital, esperado por todos, e com o esgotamento do prazo apenas uma empresa se habilitou. Agora a justiça suspende o edital e iremos para mais um embrolho jurídico. Um edital que garante muitas conquistas para a população e entre ela a bilhetagem e passagem integrada. Esperar e torcer para dar certo, pois Passo Fundo merece um bom transporte, com inovações e principalmente resultado de uma licitação. O que tiver de errado, se corrija. Avante.

Funcionários
Quanto a garantia da permanência de funcionários na empresa vencedora, quero destacar que sou a favor da valorização daqueles competentes colaboradores e minha posição é que se defenda sim uma prioridade para o quadro de motoristas e cobradores que há muito enfrentam esta difícil tarefa profissional.

Funcionários II
Dizer que isto poderia estar na lei ou em edital é iludir a classe de funcionários e enganar profissionais. Não é possível legalmente, mas se fazer uma força tarefa e garantir que os funcionários permaneçam, além de possível, é obrigação das forças vivas da sociedade. Estou neste movimento com todos aqueles que assim desejarem.
Funcionários III
Enfrentamos problemas de valorização dos profissionais de transporte, na questão salarial e de ambiente de trabalho. É hora sim de garantir o emprego e debater a garantia de plano de saúde, ticket alimentação e discutir carga horária. Uma profissão que sofre com estresse e merece ter sim um tratamento diferente, mas de forma respeitosa e não com discurso para plateia ouvir.

Gostou? Compartilhe