OPINIÃO

Consultor nos serviços de alimentação

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

 

Cada vez mais e com freqüência as refeições fora de casa passaram a fazer parte do cotidiano. Com a falta de tempo e a correria do dia a dia, esse tipo de atividade está virando uma necessidade diária.

E, com certeza, para qualquer lugar que você olhe, existe um supermercado, padaria, restaurante, lanchonete, barraquinha, churrascaria, pizzaria, doceria…ufa! O que não faltam são lugares que oferecem alimentos, não é? Mas você confia em tudo o que consome?

Pois é, não costumamos refletir muito, mas sempre tem alguém que diz: “Se você for pensar em tudo isso, deixa de comer”, mas devemos pensar sim, sobre os riscos que um alimento, aparentemente inofensivo, pode trazer. Afinal é a nossa saúde que está em questão.

Na verdade os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes, conscientes, instruídos e buscamos alimentos que apresentem higiene, segurança e alta qualidade.

A falta de informação, ou a dificuldade ao acesso a elas tem sido uma das principais causa das falhas durante a cadeia produtiva dos alimentos. Essas falhas podem trazer diversas conseqüências para o estabelecimento, como prejuízos, perdas de matérias primas, não atendimento às conformidades, podem tornar os alimentos, veículos causadores de Doenças Transmitidas por Alimentos para os consumidores.

É imprescindível a conscientização de todos os envolvidos na produção dos alimentos, de forma direta e indireta, como proprietários, administradores, fornecedores, entregadores e manipuladores, de que as boas práticas são uma necessidade.

O responsável pelo estabelecimento que entende que precisa de ajuda para a elaboração e execução de um controle de qualidade para garantir o bom funcionamento da cadeia produtiva de alimentos, que reduza falhas e prejuízos, padronize processos, aumente a produtividade, a lucratividade, é nesse momento que ocorre a necessidade da contração de uma Consultoria para Serviços de Alimentação.

A Consultoria no Serviço de Alimentação envolve a ação de um profissional com conhecimentos específicos em alimentos e serviços de alimentação, com formação na área de alimentos e com registro ativo no conselho de sua formação. Seu papel é adequar o estabelecimento às exigências da Anvisa, que garantam a segurança alimentar e a satisfação do consumidor final.

Ser consultor de alimentos envolve muita técnica e conhecimentos, mas também todo jogo de cintura é bem vindo. Eu já vi muita coisa, mas acredito que existam muitos mais mistérios nos bastidores dos serviços de alimentação. Sempre temos a esperança que as coisas mudem e tudo vá melhorando e assim, o consumidor seja cada vez mais respeitado e não tenha que se preocupar com a segurança dos alimentos que compra e consome.

DICA: Com um ramo competitivo, o estabelecimento que se adequar as essas necessidades será um estabelecimento com um diferencial, com certeza permitindo a sua permanência no mercado.

Gostou? Compartilhe