OPINIÃO

Educação

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Acredito ser importante e necessário criar algumas questões de avaliações nas escolas do Estado e, mesmo com críticas, a possibilidade de cada educandário ter seus critérios não resultou em ações positivas e vemos os alunos atualmente com dificuldades de adaptação nas transferências escolares assim como no acesso ao mercado de trabalho.

 

Educação II

Me recordo que quando estudava na década de 80 e 90 as notas de média eram em torno de 70 a 80 nas escolas e passar era um desafio, por isto os alunos se esforçavam e a famosa sabatina era realmente um tormento para os que desejavam a aprovação.

 

Educação III

Hoje temos as mais variadas teorias e muitas delas que as avaliações não são produtivas para o crescimento e empoderamento dos jovens, ou seja, resultou em médias baixas, muitos trabalhos substituindo provas e ainda alunos aprovados sem estarem preparados.

  

Educação IV

A família não é uma ilha e nem mesmo a escola, a máxima de que criamos nossos filhos para o mundo é verdadeira e isto tenho refletido diariamente. Nossas crianças e adolescentes acabam por terem sérios problemas de adaptação ao mercado de trabalho, pois não convivem com as frustrações e nem mesmo se qualificam para a disputa natural de espaços profissionais.

 

Celular

Outra questão problemática da juventude é o uso intenso do celular e com isto se perde a capacidade de leitura, raciocínio e contato com o mundo real. Os adolescentes e as próprias crianças hoje não se relacionam mais com familiares e com dificuldade resolvem os conflitos, pois no mundo virtual a palavra não é algo inexistente.

 

Celular II

Precisamos urgente debater os limites do celular nas famílias e também nas escolas, pois estes recursos tecnológicos são de muito valor, mas da maneira desordenada que estão sendo utilizados os prejuízos são irreparáveis. São visíveis as diferenças das crianças que possuem regras do uso do celular e aquelas que passam 24 horas online.

 

Borges do Canto

Sei que existem explicações, mas uma obra que deveria ser entregue em final de 2018 estar parada e sem previsão de retomada é algo que precisa de atitudes, mais que justificativas. A Escola Estadual Borges do Canto em Palmeira das Missões está interditada desde 2018 e mesmo com toda a problemática o estado não consegue apresentar uma solução que vislumbre pelo menos uma data que acene aos grupos de pais, alunos, professores e funcionários quando retornarão ao prédio.

 

Borges do Canto II

As pessoas tem boa vontade, são envolvidas e comprometidas, mas apenas isto não basta para resolver esta questão. Os pais e professores querem ação, atitude e com isto a retomada das obras e entrega do prédio. A equipe da Secretaria Estadual de Educação poderia sair de Porto Alegre, ir a Palmeira das Missões e fazer o que tem que ser feito. Priorizar o processo. Burocracia somos nós que fizemos e papel não anda sozinho, ou seja, arregacem as mangas e façam as coisas acontecerem.

 

Ação do Parlamento 

O Deputado Estadual Mateus Wesp, mostrou competência através de sua equipe para tratar deste assunto. Anotou, cobrou da SEDEC e tem feito ações de encaminhar a solução deste problema. O representante dos pais, Alan Signori tem sido paciente, mas destaca que precisam de informações certas e atitudes que resolvam e por isto, pretendem com um grupo ir a Porto Alegre se reunir com a Secretaria de Educação, Casa Civil do Executivo e ainda, no Parlamento Estadual. Pressão onde se deve fazer pressão.

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