OPINIÃO

Elton de Marchi

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O responsável pela sétima coordenadoria de educação é um homem público obstinado pelo diálogo e também por encaminhamentos das ações necessárias para solucionar questões relacionadas à educação. Tem sido assim em várias situações em Passo Fundo e municípios que abrangem sua coordenadoria.

Elton de Marchi II

Obras saíram do papel pela persistência e acompanhamento do Coordenador em Porto Alegre e visitas nas escolas. Trânsito junto aos professores, diretores e funcionários mostram a habilidade e credibilidade de Elton de Marchi e não foram poucos os conflitos resolvidos pela forma inteligente de fazer gestão.

Eduardo Leite

Não vejo motivos para resistência de alguns setores a atitude do Governador Eduardo Leite em enviar o orçamento real demostrando a situação financeira do Rio Grande do Sul. De nada adianta enviarmos um orçamento que mostre arrecadações que não existem ou maquiagens que possibilitem uma realidade no Executivo e outra nos demais setores. A crise é do Estado, e todos devemos enfrentar para resolver.

Jeito de ser

Sabe como é, para achar inimigos basta dizer o que pensamos. Fazer críticas, cobranças ou apenas dizer o que de fato reflete a realidade. Faz parte e eu nos trinta e cinco anos de vida comunitária aprendi exatamente como funciona. “O Ofensor fala muito mais dele mesmo nas ofensas, do que do ofendido”.

SUSAF e SISBI

Estes são dois cadastros que possibilitam que os municípios vendam seus produtos dos laticínios para outras cidades do Estado e do País. Passo Fundo teve o seu cadastro no SUSAF, por decreto do então Governador Sartori. Hoje Marau tem cadastro e empresas habilitadas, Vila Maria, Tio Hugo, Erechim enquanto em Passo Fundo os laticínios apenas podem vender no mercado de nosso município.

SUSAF e SISBI II

Qual motivo desta demora? Quais dificuldades temos em nossa cidade ou em nossos laticínios? Porque esta reinvindicação não anda? Quais são as regras tão rígidas de nossas leis e de nossa vigilância sanitária diferente dos outros municípios?

SUSAF E SISBI III

Fizemos algumas visitas em laticínios da região e que estão habilitados para vender em outros municípios e sinceramente não vemos nada de diferente dos nossos aqui de Passo Fundo. Perdemos e perdemos muito com isto e certamente muitos querem explicações, pois empresários pequenos fizeram investimentos altos para o credenciamento e a cada visita, a fiscalização e os apontamentos são renovados. A situação para ser resolvida deve passar a ser prioridade das Secretarias do Interior e de Desenvolvimento, respectivamente Secretários Antônio Bortolotti e Cadu. Lá se foram seis meses de decreto credenciando a cidade no SUSAF.

Eleições

As eleições de 2020 já iniciaram e com isto não faltam ataques, críticas e injustiças e sei como isto é difícil de entender e aceitar, mas também quem vive na vida pública tem que aprender a diferenciar ataques de críticas normais do sistema democrático. Necessário saber da importância de cumprir suas funções e fazer todo o esforço para dar resultados a população que é quem de fato paga os salários e faz funcionar a máquina pública.

Desafio

Temos e teremos sempre o desafio de ter nossas crianças e adolescentes em escolas, cursos técnicos, esporte e na cultura. Isto não é favor de agente público nenhum, pelo contrário, é dever e sabemos também hoje das dificuldades dos municípios, pois a União e o Estado ficam com a maior parte dos recursos e as cidades com as ações de inclusão. Hoje por exemplo, entidades como a CEAMES ou Leão XIII sofrem pelo excesso de burocracia criado pelas leis ou normas do Governo Federal e isto faz com que milhões de jovens fiquem na rua devido a burocracia que alguns dentro de gabinetes inventam. Municípios têm se esforçado para enfrentar a realidade local.

Desafio II

É um grande desafio a captação de verbas para as entidades e ainda, união e fortalecimento dos fundos municipais, e neste caso, destaco o da criança e do idoso. Precisamos unir esforços e valorizar investimentos do imposto de renda em projetos que incluam nossos jovens e idosos.

Combate ao Câncer

Avançam nossos contatos com o médico e pesquisador Bonald Cavalcanti que virá em setembro para Passo Fundo tratar do rastreamento do câncer em crianças recém-nascidas. O médico de Curitiba, integrante do Hospital Pequeno Príncipe defende este exame que é a segunda gotinha de sangue no teste do pezinho que rastreia o P53. Estou empenhado para que possamos fazer um grande evento e possamos trazer este exame para Passo Fundo e também espalharmos para o Brasil todo.

Centro Dia do Idoso

Senador Álvaro Dias, tramita com um projeto que facilita a instalação de espaços para idosos ficarem durante o dia e voltarem a noite para suas casas. Estes espaços diminuem acidentes domésticos, AVCs e depressão pois garantem cuidados médicos e convivência social dos idosos. O Senador faz o debate com a comunidade brasileira e certamente colabora muito para a garantia de direitos dos nossos idosos.

Dica

Um bom filme para assistir é “Uma lição de amor” com Michelle Pfeiffer e Sean Penn. 

Gostou? Compartilhe