OPINIÃO

Ensino privado

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Chamam atenção os números do anuário apresentado na quinta-feira (16) pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS). Entre os anos de 2005 e 2015 a rede privada de ensino gaúcho teve um crescimento de 23,4% na Educação Básica e de 74,9% na Educação Infantil. No mesmo período na educação profissional o número de matrículas cresceu 39,8%. Já o Ensino Médio teve no período uma queda de 21,4%, enquanto que o Ensino Superior obteve um crescimento de apenas 3,3%. Na década em questão a conjuntura econômica garantiu o aumento da renda da população, promovendo acesso a bens e serviços, dentre os quais ensino.

Falta assinar

As expectativas de que neste semestre haveria a seleção da primeira turma do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada não se confirmou. A URI e as outras trinta e oito instituições de ensino superior aguardam a visitação in loco da Comissão Avaliadora do Ministério da Educação. Na quarta-feira (15) uma comitiva liderada pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt (PSDB), participou de uma audiência no MEC para tratar do assunto. Eles foram informados que a portaria que norteará o processo de avaliação está na mesa do ministro. A previsão é que tão logo seja publicada no Diário Oficial da União terá início o processo de avaliação.

Curtas:

# A viabilidade da instalação de videomonitoramento para a cidade de Getúlio Vargas será a pauta de uma reunião programada para a noite de terça-feira (21).

# O encontro será realizado no auditório da ACCIAS com a presença dos diretores da entidade, conselho do Prodege e integrantes do poder executivo.

# Na oportunidade técnicos da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) vão apresentar os detalhes do sistema.

# Uma programação especial alusiva aos 25 anos de emancipação do município de Charrua está em curso.

# Nesta segunda-feira (20), feriado municipal, acontece uma Sessão Solene em homenagem a todos os que integraram os poderes executivo e legislativo.

# Durante o evento, que será realizado no Cento Cultural, serão outorgados os títulos de Cidadãos Charruenses a deputada federal Yeda Crusius (PSDB) e ao Padre Domingos Treviso.

# No período em que governo o Estado Yeda Crussius participou da abertura da Expo-Charrua e inaugurou a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o município a Getúlio Vargas.

# A Secretaria da Fazenda do município de Getúlio Vargas distribui nota à imprensa informando que a partir do mês de junho os contribuintes em débitos serão levados a protesto.

# A iniciativa atende a Lei de Responsabilidade Fiscal e serão executados os contribuintes com dívida ativa nos exercícios 2013, 2014, 2015 e 2016.

Dito & Feito:

O deputado estadual Juliano Rosso (PCdoB) esteve em quatro cidades da região na última segunda-feira (13). Acompanhado do assessor Allan Pokojeski foi recebido no Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas  e em Sertão pela direção da Associação de Pais e Amigos do Instituto Federal do RS. Em Erechim visitou os veículos de comunicação, o Hospital Santa Terezinha, a UFFS, entre outros.

Gostou? Compartilhe