Espaços públicos se tornam locais de aprendizado

Vivências e novos aprendizados podem surgir a partir das visitas aos espaços públicos

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A exploração faz parte do conhecimento e dos novos aprendizados. Por isso, diversas turmas das escolas municipais incluem em seus calendários de atividades passeios a locais públicos da cidade.  Foi com esse objetivo que a turma do pré II da Escola Municipal de Educação Infantil Siloé Rocha Bordignon, por exemplo, realizou um passeio pela cidade. Um dos locais visitados foi a praça da Mãe, que fica no bairro Boqueirão e onde está uma das obras de arte urbana.
 
O momento de interação foi muito importante para os estudantes que, com a visita a um espaço público puderam explorar uma parte da cidade. “Visitar e explorar espaços públicos promovem novas práticas educativas e aprendizagens significativas na vida das crianças, além do uso do uniforme escolar, que possibilita segurança e mobilidade para elas”, comenta o secretário de Educação, Edemilson Brandão.
 
Para a coordenadora pedagógica da escola, Gabriele Dal Bosco Nascimento, esses são momentos de alegria para todos os alunos. “Como a escola fica próxima de algumas praças, frequentemente as crianças visitam esses espaços públicos. Observamos que as crianças aprendem muito, pois sempre retornam com muitas novidades para contar”, comenta.
 
Ela conta ainda que esse é um dos motivos que faz com que esses passeios e visitas sejam incluídos nas práticas do cotidiano da escola. “São muito prazerosos esses momentos para todos e os alunos sempre pedem para sair. Como temos essa possibilidade, incluímos na nossa prática”, explica.
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