Estação Cultural da Gare recebe livros

Os livros são do programa Leia para uma criança do Itaú

Por
· 2 min de leitura
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

As instalações do Prisma: Estação Cultural da Gare recebem não apenas a parte estrutural e de equipamentos, mas também livros que passam a fazer parte do acervo. Através do programa Leia para uma criança, da Fundação Itaú Social, 110 obras foram entregues, entre livros de literatura para crianças, jovens e adultos. 

Projetado para ser um espaço de leitura de mundo, do impresso ao digital, da literatura e das artes aos games, o Prisma tem curadoria da professora Dra. Tania Rösing, que comenta a parceria com o programa. Para ela, a trajetória pela formação de leitores em Passo Fundo, por mais de três décadas, garante sintonia com diferentes programas de mesma natureza, que são destinados a desenvolver leitores do livro ao digital. “A contribuição em livros do Instituto Itaú Cultural é a demonstração do reconhecimento do que já se fez em Passo Fundo e o desafio da ampliação dessas ações. Prisma: Estação Cultural da Gare é a perspectiva contemporânea da leitura, onde se vivência a gameficação da existência. Agradecemos aos dirigentes do Itaú Cultural, na certeza de que os livros recebidos se constituem em material de excelência para crianças e jovens em processo de formação leitora”, afirma Tania. 

O projeto busca transformar a região da Gare em um grande parque, com olhar distinto para todas as gerações. A formação de leitores em diferentes suportes e a interação com linguagens artísticas estão entre as principais propostas.

O espaço já recebeu intervenções de acabamento em gesso, instalação de pontos de ar-condicionado e rede elétrica e rede lógica, além da montagem dos móveis. O investimento para as obras de segurança e fechamento do PRISMA, automatização do local e equipamentos está sendo viabilizado com medidas compensatórias e recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo.

Leia para uma criança

A proposta do programa Leia para uma Criança é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Além disso, o programa seleciona livros infantis por meio de edital. Os títulos selecionados são distribuídos para a sociedade e para espaços educativos como bibliotecas, escolas, organizações da sociedade civil e instituições de assistência social, além de oferecer formações sobre mediação de leitura.

Desde a criação do programa, mais de 51 milhões de livros impressos já foram distribuídos. Mais de 12 mil obras já foram oferecidas em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual. Mais de 3 milhões de livros já foram enviados para bibliotecas públicas, organizações da sociedade civil e escolas.

Gostou? Compartilhe