OPINIÃO

Exército poderá executar a obra da Transbrasiliana

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Exército poderá executar a obra da Transbrasiliana

Neivo Fabris

A pavimentação asfáltica do trecho da Transbrasiliana entre Erechim e Passo Fundo é uma demanda que se arrasta há quase meio século. O fim do imbróglio pode estar com os dias contados se dependerem da determinação do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR-153 e da Duplicação da BR-285, trecho Passo Fundo a Carazinho. Lançado oficialmente no dia 18 de fevereiro em Ipiranga do Sul quando da Abertura Oficial da Colheita da Soja, o Comitê é presidido pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza e integrado pelo presidente do Corede Norte e diretor-geral da URI Erechim Paulo José Sponchiado, o prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), entre outros.

I I

Na semana passada os integrantes do Comitê estiveram em Porto Alegre para uma reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Os esforços do Comitê Executivo Pró- BR 153 e 285 foram reconhecidos por Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do DNIT/RS. Ele anunciou ao grupo a possibilidade de parceria com o Exército Brasileiro para a realização da obra da Transbrasiliana. Hiratan revelou que um Termo de Cooperação entre o DNIT/RS e o Batalhão Rodoviário do Exército deverá se firmado.  

I I I 

A expectativa é de que o Termo de Cooperação para a obra da BR-153 ocorra em duas etapas. A primeira será a licitação para a elaboração do projeto que deverá ser concluído no prazo de um ano. A segunda e última será a execução e conclusão do trecho de 68,4 quilômetros, que ficará sobre a responsabilidade do Exército. O Coronel do 4º Batalhão informou aos integrantes do Comitê que o General Márcio Velloso, diretor de Obras e Cooperação do Exército Brasileiro sinalizou a possibilidade de a corporação assumir com o DNIT/RS a execução da obra. Ao final do encontro a comitiva entregou o relatório com as ações empreendidas até então.

Curtas:

 # A assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas divulgou nota a imprensa acerca da posse de Maria Luíza Tessaro (PP).

# Ela fez o juramento e assumiu uma das vagas da bancada governista na sessão realizada no último dia 18 de agosto.

# Na eleição de 2012 nenhuma candidata ao legislativo conseguiu garantir a titularidade e o melhor desempenho foi obtido por Ivonete Delfino (PP), Maíra Musso (PTB) e Jacir Simioni da Silva (PMDB), na12ª, 14ª e 15ª posição, respectivamente.

# Na campanha que teve início no dia 16 de agosto 13 candidatas disputam vaga para a Câmara de Vereadores instalada na esquina da Av. Borges/Leão.

# No ano de 2012 nenhuma das candidatas para as Câmaras de Erebango, Estação e Sertão ficaram entre os eleitos, e neste pleito 9, 11 e 10 candidatas nos respectivos município estão em campanha.

# Dos 26 candidatos ao legislativo de Floriano Peixoto nove são mulheres, e há quatro anos apenas Liane Karpinski (PT) foi eleita.

# Janete Fabris Pegoraro (PMDB) foi à única candidata a vereadora eleita em 2012 em Ipiranga do Sul e neste ano oito dos 26 candidatos inscritos são mulheres.

# Dos 186 candidatos à vereança nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral 60 são mulheres, o equivalente a 32,25%.

# O grande número de candidatas é fruto da legislação eleitoral e também da campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi veiculado em rede nacional de rádio e TV estimulando as mulheres a participar da política.

  Dito & Feito:

 A 35ª Convenção de Supermercados – Expoagas 2016 que encerrou na noite de quinta-feira (25) reuniu mais de 40 mil visitantes no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Palco de apresentação de novidades pela indústria e um dos maiores encontros varejistas da América o evento movimento cerca de R$ 500 milhões ao longo de três dias.

 

Gostou? Compartilhe