OPINIÃO

Fatos 04.07.2019

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Votação do relatório

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), sinalizou fazer novos ajustes ao parecer que deu ao texto da reforma da previdência. Uma delas e estabelecer regras diferenciadas para policiais. O presidente Jair Bolsonaro teria convencido o relator a mudar este item. A votação do parecer foi transferida para esta quarta-feira, depois de muitas discussões. Ainda há impasse sobre diversos pontos, como as mudanças em relação a contribuição extra que poderia ser aplicada por governadores e prefeitos para diminuir o deficit dos sistemas estaduais e municipais. Deputados querem que seja retirado do projeto qualquer menção a Estados e municípios, em função de não ter prosperado a tentativa de negociação para incluí-los na reforma previdenciária. A definição sobre estados e municípios ficará para o plenário. Por outro lado, deputados da bancada ruralista estão insatisfeitos o fim da isenção previdenciária de exportações.

Alerta de muito frio

Um alerta feita pela MetSul Meteorologia serve para todas as autoridades municipais: “não subestimem o frio do fim de semana. Com uma crescente população moradora de rua, risco de vítimas por hipotermia será alto. Não será um frio ordinário. A previsão é de mínimas muito abaixo de zero em cidades de maior altitude. Há tempo pra agir”, recomenda.  O telefone para contato com a Secretaria de Assistência Social de Passo Fundo é o (54) 9 9193-9597, disponível 24h.

Entrevista

O passo-fundense Marcos Wheisheimer, historiador e repórter do Portal Sul 21, de Porto Alegre, foi o escalado para entrevistar o ex-presidente Lula na prisão, e, Curitiba. A entrevista foi ontem e o material começou a ser publicado em partes. Todas as entrevistas que o ex-presidente tem dado na prisão são autorizadas pelo STF.

Fake News

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), instalou ontem em sessão do Congresso Nacional, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar ataques cibernéticos que "atentam contra a democracia e o debate público". A CMPI das chamadas "fake news" também vai apurar a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições de 2018, a prática de cyberbullying sobre os usuários "mais vulneráveis da rede de computadores, bem como sobre agentes públicos", e o aliciamento de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio.

Reforço

Santas Casas e Hospitais filantrópicos terão mais uma nova linha de crédito na Caixa Econômica Federal. Serão R$ 3,5 bilhões para melhorar os serviços oferecidos à população, por meio da rede de saúde pública. A taxa de juros será bem abaixo do mercado e o crédito vai usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do programa FGTS Saúde. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o objetivo é fortalecer essas entidades. Em 968 cidades, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas unidades.

Gostou? Compartilhe