OPINIÃO

Fatos - 05/05/2016

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Acompanhamento

Foi o desaquecimento do mercado interno que determinou ajustes na produção da JBS e que resultou no rompimento do contrato com a unidade da Minuano em Passo Fundo. A consequência disso foi a demissão de 300 trabalhadores, na segunda-feira. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), presidida pelo gaúcho Francisco Turra, está atenta ao caso e se movimenta em busca de uma alternativa.  Segundo Turra, a recessão retraiu o mercado interno em torno de 10%  e, embora as exportações estejam em alta, não é o suficiente para manter o mesmo ritmo de produção.  Atualmente, 70% da produção dos frigoríficos abastece o mercado interno e como a margem de lucro é menor, isso afeta a produção. As empresas estão se adequando ao momento, embora, confirme Turra, o setor ainda está segurando as consequências da crise. Em 2010, lembrou ele, 10 empresas fecharam por conta da crise mundial.

Estímulo

A ABPA está tentando encontrar uma solução. “Nós estamos tentando estimular algumas empresas associadas para voltar a arrendar ou comprar a unidade de Passo Fundo. Estamos num momento de consultas e contatos, trabalhando para mudar esta realidade”, disse ele numa conversa com a colunista, ontem à tarde.

Atento

Embora afastado da política partidária, Turra está atento ao momento nacional e acredita numa guinada no ânimo da economia nos próximos dias. “A mudança de governo nos indica um reaquecimento nos negócios e a grande possibilidade de estancar esta sangria que o país está sofrendo”, completou.

Aposta

E em meio a notícias tão desanimadoras na área econômica, o início da instalação da estrutura metálica do Passo Fundo Shopping, mostra que nem tudo está perdido. Projeto em andamento e gente trabalhando nos trazem perspectivas positivas. Estamos precisando desta energia. 

Alerta

Vereador Patric Cavalcanti, DEM,alertou ontem que até o final deste ano, 100 policiais militares de Passo Fundo estarão ingressando na reserva (aposentados) A situação já é complicada, mas pode ficar pior se algo não for feito.

Pioneirismo

Diante dos problemas ocasionados pelo atraso no pagamento do Fies, as Instituições de Ensino Superior do país buscam alternativas e uma delas tem sido o financiamento próprio. Neste quesito, a UPF saiu na frente com o PAE-UPF (Plano de Apoio Estudantil) e hoje, na apresentação do vestibular de inverno anunciará uma grande novidade. 

 

Gostou? Compartilhe