OPINIÃO

Fatos 05.08.2017

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O futuro

Passo Fundo tem um futuro promissor. Ao completar 160 anos, a cidade comemora às margens de uma crise que assola o país. Com uma economia reforçada pelo bom momento do agronegócio, setores do serviços (que representam 81% do PIB local) mantém a estrutura em pé. Comércio, saúde, educação também sentiram os efeitos da recessão, em menor proporção. Enquanto municípios como Caixas do Sul amargam 30 mil desempregados, o índice em Passo Fundo é menor. O segredo está justamente na diversificação da economia e não da dependência de apenas um segmento. Passo Fundo, por exemplo, é polo na área de saúde, atendendo a 300 municípios com 2 milhões de habitantes. O segmento acaba fomentando uma cadeia de negócios o que indica projeções otimistas para o futuro. Não só a saúde, mas a educação é outro setor em franca expansão com perspectivas igualmente positivas. A lógica é de ajuda mútua ou atuação colaborativa.

Unidade

Chegamos onde chegamos muito mais por ações individualizadas (de segmentos, instituições, etc)  que se complementaram, do que por meio de uma ação estratégica única. Deu certo, até aqui. O novo cenário exige outra postura: exige unidade, foco e determinação em direção ao mesmo caminho. Porque o comércio depende do agronegócio, que depende do ensino e da pesquisa, que depende da saúde, que depende do poder público, que depende da população, que depende......

Sem repeteco

O que não dá mais é repetir o resultado da Consulta Popular, em que Passo Fundo, uma cidade com 141 mil eleitores, consegue apenas 1,6 mil para votar nas prioridades. Um fiasco, apesar de todos os esforços do Corede da Produção.

Conselho

A FECA, Patronato, está com nova direção no Conselho Deliberativo: Presidente, Marcio Patussi, representando a Subseção da OAB; Vice- Professora Clenir Moretto - UPF; secretário - Ademir Fabris, Sindicato Rural. Integram ainda representantes do Hospital São Vicente e a SAMI.

Visita

O prefeito Luciano Azevedo (PSB) terá agenda neste sábado com o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Eduardo Leite. Ele que já foi prefeito de Pelotas cumpre agenda em Passo Fundo e região. O encontro está marcado para às 11h30 e foi marcado pela assessoria dos tucanos. 

Gostou? Compartilhe