OPINIÃO

Fatos 07.07.2017

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Falta efetividade

Sou adepta do silêncio. Ambientes barulhentos me incomodam. Meu sentimento de empatia aflora quando penso no sofrimento dos moradores do centro da cidade nas noites de baderna. Sobressalto ao som do estampido de um rojão, ainda mais quando ele vem não sei de onde. Concordo com os argumentos do vereador Rafael Colussi, DEM, que rojões com estampido causam perturbação do sossego, são perigosos e também incomodam os animais. No entanto, a lei ora aprovada pela Câmara esbarra em aspectos legais e de execução que dificultarão a sua efetividade. É inconstitucional porque atinge o livre comércio e é de difícil fiscalização para não dizer quase impossível. A Câmara está propondo a proibição da venda de um produto que é lícito, embora incomode muita gente e seja perigoso. Como será, por exemplo, a fiscalização na virada do ano ou quando o time do coração for campeão? O caminho da mudança cultural talvez fosse o mais apropriado para o tema. De qualquer forma, é mais uma saia justa para o Executivo que terá que decidir sobre a promulgação. Trabalho para o jurídico.  

Lava Jato

Demorou cerca de um mês para que Torquato Jardim agisse em direção a Operação Lava Jato. O movimento do Ministério da Justiça fragiliza a Lava Jato e tudo o que incomode o Palácio do Planalto. Movimentos que encontram poucas resistências e oposição, especialmente dos políticos caciques dos partidos que estão no poder.

Mudança

A mudança no mercado de trabalho em razão da crise vai se refletir no resultado do PIB de Passo Fundo nos próximos anos. O município tem mais de 8 mil desempregados e uma mudança muita grande no perfil dos trabalhadores que estão conseguindo ocupar vagas. A média salarial baixou consideravelmente e isso representa redução no poder aquisitivo. Não é um fenômeno exclusivo da cidade, mas o reflexo do momento econômico nacional.

Lealdade

Senadora Kátia Abreu, PP, enfrentou o partido para ficar ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff até a decisão do impeachment. Em entrevista dada ao programa Timeline da Rádio Gaúcha disse que sua lealdade foi por absoluta convicção da honestidade da ex-presidente e espera que a história recomponha a verdade e faça justiça. Segundo Kátia Abreu, quando Dilma decidiu não apoiar Eduardo Cunha para a presidência da Câmara e afastou Romero Jucá do governo, já tinha conhecimento do nível de corrupção no governo e se negou a compactuar com a prática. Pagou o preço da perda do mandato.

 

 

 

Gostou? Compartilhe