OPINIÃO

Fatos 08.03.2017

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Escola Aberta

O Secretário Estadual de Educação Luis Antônio Alcoba de Freitas, não tinha agenda para atender a Promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze, para tratar sobre a Escola Aberta, localizada no Bairro São José. Sabendo da visita que faria a Passo Fundo, na segunda-feira, Ana Cristina resolveu encurtar caminho e facilitar a vida do secretário. Foi pessoalmente conversar com ele no local onde se encontrava, para expor a contrariedade do Ministério Público ao meio turno da Escola. Esta escola atende a um público especial e conta com verba pública especifica para o projeto com contrato firmado entre União, estado e Município. Já houve moção aprovada pela Câmara pela manutenção do meio turno e ainda audiência Pública com comunidade escolar. O secretário ficou sensibilizado com o apelo. Há uma luz no fim do túnel. No momento em que o Brasil caminha para turno integral nas escolas de ensino médio, é penalizar uma clientela já vulnerável ao meio turno, sem almoço e lanches é, no mínimo, um contrassenso.  

Turra na UPF

Mais de 100 estudantes acompanharam ontem a palestra de Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante a aula inaugural do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF). A ideia, segundo o ex-ministro, foi mostrar o agro como um ramo possível para os futuros profissionais dessa área. "Somos um país vocacionado para produzir alimentos. Hoje temos uma indústria agropecuária forte, com a mais alta precisão e tecnologia. Um futuro de desenvolvimento passa pelo campo", disse.

Alento

O mestre em economia e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, Constantin Jancsó, foi um dos palestrantes do Fórum da Soja, ontem, na Expodireto. Para ele, a economia brasileira deverá voltar a crescer, mas de forma lenta. A inflação, segundo ele, tem surpreendido positivamente ao recuar fortemente nos últimos 12 meses. Jancsó acredita que isso reduza de forma mais acelerada a taxa de juros básica. Segundo ele, em fevereiro a inflação deve cair para 4,8% próximo da meta do Banco Central. A taxa real de juros deve cair fechar o ano com taxa de 8,5% ao mês. Um alento depois da notícia de que o Brasil teve, em 2016, o pior PIB desde 1947.

Procon

O Promotor de Justiça Cristiano Ledur abriu um inquérito civil para investigar a atuação do Procon de Passo Fundo. Está na fase de coleta de informações. O Procon é essencial no processo de defesa do consumidor. Ele tem o poder de fiscalização e de autuação, podendo auxiliar o MP na identificação de demandas coletivas.

 

 

 

Gostou? Compartilhe