OPINIÃO

Fatos - 12/05/2016

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Firme
Uma sessão longa, cansativa, mas muito bem conduzida pelo presidente do Senado Renan Calheiros. Cumpriu todas as regras pré-estabelecidas e não cedeu quando, no começo da noite, havia proposta para reduzir o tempo de fala dos senadores que ainda não tinham se manifestado. Na segunda retomada dos trabalhos, Renan ameaçou suspender a sessão caso os senadores presentes em plenário não fizessem silêncio ou desligassem seus celulares. “O mundo todo está voltado para o Senado Federal, não vamos fazer o mesmo papel da Câmara dos Deputados”, disse ele. A presença em plenário foi pequena no acompanhamento dos discursos, embora o painel eletrônico marcasse a presença de 73 senadores, pouco antes de encerrar o segundo bloco de discursos. Até o fechamento desta edição, pelo menos metade dos senadores não havia se manifestado.

180 dias
Com o afastamento por até 180 dias da presidente Dilma Rousseff, caberá a Michel Temer mostrar a que veio. O desempenho vai determinar o resultado do julgamento. A aposta está na capacidade de articulação política de Temer. Muito mais do que resultados econômicos, já que estes dependem de ações a médio e longo prazos.

Ardido
“Pimenta nos olhos dos outros é colírio. O que fizeram comigo na campanha para o governo do Estado foi criminoso”, disse a senadora Ana Amélia Lemos, PP, ao lembrar das denúncias que o PT de Tarso Genro fez contra ela. A época, o PT acusou Ana Amélia de ter exercido cargo de confiança no gabinete do marido que era senador biônico, em 1986.

Despedida
Mesmo sem ter o resultado oficial do afastamento, o ministro Aloizio Mercadante se despediu da equipe em um ato realizado no auditório do Ministério da Educação, ontem à tarde. Disse que “hoje é um dia de luto para a democracia”, diante do iminente afastamento da presidenta Dilma Rousseff pelo Senado.

Prejuízo
Indiscutível é o prejuízo financeiro causado pelo processo de impeachment. Uma equipe que sai representa indenização de direitos trabalhistas, mesmo que sejam cargos de confiança. Estima-se mais de 20 mil CCs. É muita coisa.

Salários
Notícia do Portal Estadão dá conta de que ministros exonerados permanecerão em quarentena por até 180 dias enquanto o processo anda no Senado. Neste período, eles continuarão a receber salários, embora percam outras vantagens que estão vinculadas ao cargo. Não quero crer.

Nogueira
Confirmado o deputado Ronaldo Nogueira, PTB, para ocupar o Ministério do Trabalho. Indicação levou em conta o conhecimento técnico de Nogueira em relação à legislação trabalhista. Coincide também o fato de que Nogueira é de Carazinho, terra natal do trabalhista mais famoso do país, Leonel Brizola.

Gostou? Compartilhe