OPINIÃO

Fatos 13.02.2019

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Continua vivo
Tem um dito popular gauchesco que diz “Não tá morto quem peleia”. Se aplica ao MDB que vai comandar três importantes comissões no Senado. Uma delas fundamental e talvez a mais importante que é a Comissão de Constituição e Justiça. Por ela, passam todas as matérias da Casa e através dela é que se dá andamento aos projetos para as demais comissões e plenário. O colegiado é responsável, por exemplo, pela análise de propostas de emenda à Constituição (PECs), como a reforma da Previdência, e texto que fazem, por exemplo, alterações na legislação penal. Além da CCJ, o MDB vai comandar ainda a Comissão Mista de Orçamento, que é formada por deputados e senadores e responsável por analisar projetos orçamentários da União, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A Educação também ficará sob o comando do MDB. Depois da derrota sofrida na disputa como presidente do Senado, Renan Calheiros volta à cena com a possibilidade de assumir a presidência do CCJ. Mais do que prêmio de consolação, é poder na mão.

 

Reforma da Previdência
O governo informou ontem que o texto-base da reforma da Previdência foi concluído pela equipe de técnica e agora aguarda a análise do presidente Jair Bolsonaro, assim que este deixar o hospital Albert Einstein, onde está internado, recuperando-se de cirurgia do intestino. O presidente dará a palavra final sobre o projeto que será enviado à Câmara dos Deputados.


Conferência
PCdoB e PPL realizam encontros trabalhar a unificação dos dois partidos. Em Passo Fundo, o diretório municipal do PCdoB organiza para quarta-feira, dia 20, a partir das 20h, uma Conferência Extraordinária para apresentar o assunto aos filiados. Segundo o presidente da legenda, Rubens Astolfi, haverá a eleição de delegados municipais para representar Passo Fundo na Conferência Estadual do 2º Congresso Extraordinário do PCdoB. “É uma etapa importante de construção deste novo momento vivido pelo Partido em todo o país”, reforça Astolfi. A atividade ocorre na rua Coronel Camisão, 375, sede do Diretório Municipal do Partido.

 

Mobilidade
Vereador Eloi Costa, MDB, quer estudo técnico para ver da viabilidade de uma faixa exclusiva para ônibus, na Avenida Brasil. Há muito se fala na necessidade de faixa exclusiva para o transporte público, o que eliminaria o estacionamento em boa parte da principal avenida da cidade, melhorando o fluxo. No entanto, a resistência de empresários lojistas é quase intransponível. A rejeição é total.

 

Confirmado
Atendendo a uma determinação de Onyx Lorenzoni, o DEM de Passo Fundo vai se organizar para ter candidatura própria a prefeitura de Passo Fundo, em 2020. O vereador Patric Cavalcanti é pré-candidato, estando na base do prefeito Luciano ou não. O aviso foi dado à militância que ocupa ou não cargo na administração.

Gostou? Compartilhe