OPINIÃO

Fatos - 14/01/2013

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Análise

A interpretação do articulista Elio Gaspari sobre a posição do ex-governador Olivio Dutra, contrário a que José Genuino assumisse vaga na Câmara dos Deputados merece ser reproduzida neste espaço, assim como foi no Blog do Noblat, neste final de semana. A coluna citou manifestação do ex-governador há duas semanas. Olivio pediu ao companheiro Genuíno para repensar a posição, por entender não ser adequado. O jornalista Elio Gaspari faz uma singela, mas preciosa análise sobre este posicionamento e sobre o que o PT nacional respondeu. Confere:

 

PT 2.0 (I)

"Num momento luminoso para o PT, o companheiro Olívio Dutra, fundador do partido, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul, disse ao deputado José Genoino: “Eu acho que tu deverias pensar na tua biografia, na trajetória que tens dentro do partido. Eu acho que tu deverias renunciar. Mas é a minha opinião pessoal, a decisão é tua. Não tenho porque furungar nisso.” Dias depois o comissário André Vargas, secretário de Comunicação do partido, disse que Olívio fora “pouco compreensivo”. E mostrou a faca: “Quando ele passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo. (...) Ele já passou por muitos problemas, né?”

 

PT 2.0 (II)

"Engano. Durante o governo de Olívio Dutra, o PT gaúcho foi apanhado numa maracutaia, mas ele nunca foi acusado de envolvimento direto no caso. Processo judicial, nem pensar. Genoino e seus colegas foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Olívio Dutra é de um tempo em que petistas rachavam apartamento em Brasília (seu parceiro era Lula). Quando deixou a prefeitura voltou a ser um bancário. Com seus bigodes e uma bolsa tétrica, anda de ônibus. Passou por problemas, mas nunca passou pelas soluções dos comissários de hoje. A resposta do André Vargas indica que no PT 2.0, uma pessoa com a biografia de Olívio é um estorvo, tornando-se necessário colocá-lo ao alcance de qualquer suspeita". (Elio Gaspari)

 

Espaço

O perfil do prefeito Luciano Azevedo no FB está servindo para manifestações diversas dos cidadãos passo-fundenses. Algumas reivindicações, elogios, críticas e mensagens de otimismo. Tem os mais exaltados que aproveitam o espaço para dar alfinetadas. Entre os temas de quem posta conteúdo no perfil estão o trânsito, a saúde e os cuidados com os animais.

 

Tarefas

O vice-prefeito Juliano Roso não vai acumular secretaria, mas tem tarefas bem definidas na administração. No sábado pela manhã ele explicitou algumas das obrigações que lhe cabem durante entrevista na Rádio Uirapuru. Será responsável por implantar o Conselho Municipal da Cidade e dar continuidade ao processo de implantação do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em Passo Fundo.

 

Gostou? Compartilhe