OPINIÃO

Fatos - 14/03/2013

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

 Provérbio

O provérbio italiano “quem entra Papa sai Cardeal”, mais uma vez, se confirma. Deu o improvável. A escolha por um nome que não aparecia entre os mais cotados seguiu a regra secular da Igreja. E se não deu para o brasileiro Dom Odilo Scherer, deu para a vizinha Argentina. Francisco, nome adotado pelo novo papa Jorge Bergoglio tem muitos significados para os católicos. É uma característica pessoal que começa a ser empregada pelo novo líder da igreja.

Francisco

Embora todos tenham se surpreendido com a escolha, o novo papa chega quebrando paradigmas. É o primeiro latino-americano a assumir a liderança dos católicos; rezou a oração do Pai Nosso em italiano e não em latim, como sempre ocorreu; pediu para que o mundo rezasse por ele; e ao escolher ser chamado de Francisco disparou a mensagem da simplicidade. Disse no seu discurso que só o amor salva o mundo. Demonstrou carisma e conquistou a multidão.

Número

Desde que foi anunciado como Francisco I, iniciou-se uma discussão sobre a necessidade do número, já que o nome é utilizado pela primeira vez. No começo da noite, o tema foi resolvido. Será apenas Francisco, sem número algum.

Vergonha

Não deve terminar bem o caso do vídeo postado desde setembro do ano passado no You Tube em que aparecem um agente de trânsito de Passo Fundo e outras pessoas numa festa, em frente a sede da Guarda Municipal do Trânsito. O Ministério Público deverá entrar no caso.

Banheiros

O vereador Wilson Lill está sugerindo que os banheiros da Praça Marechal Floriano também fiquem abertos à noite e nos finais de semana. A sugestão, embora sirva ao interesse público, é perigosa. Infelizmente, os banheiros públicos, além de estarem em péssimas condições de uso, podem servir ao abrigo de pessoas sem boas intenções. O tema merece outro foco de discussão.

Audiência

Prefeitos da região Norte, que estiveram acompanhados ontem por parlamentares gaúchos, na audiência no Ministério da Justiça, saíram com esperança de mudar a situação de conflito com os índios.

Gostou? Compartilhe