OPINIÃO

Fatos 15/10/2012

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Insatisfeito
O governador Tarso Genro manifestou na semana que passou que não está satisfeito com os resultados na área de Segurança Pública. Não se trata do cumprimento das políticas defendidas pelo governo, mas dos resultados objetivos. A manifestação do governador foi feita durante uma entrevista que ele deu para a Rádio Gaúcha. Com razão, o Estado não tem avançado no que se propôs a começar pela mudança no sistema carcerário que está insustentável, abarrotado e desumano. A situação vivenciada na Penitenciária de Charqueadas não é muito diferente da que existe no Presídio Regional de Passo Fundo. São mais de 800 apenados para uma capacidade que não deveriam ultrapassar 350. O pente fino realizado na semana passada comprova a total fragilidade em manter a segurança no local. Havia até uma espécie de assistência técnica para celulares dentro da carceragem.

Vergonha
Não bastasse isso, a perda dos R$ 8 milhões para a construção da Penitenciária Estadual em Passo Fundo foi um verdadeiro atestado de incompetência do Estado (leia-se as três últimas administrações), já que o dinheiro veio em 2007, por conta da agilidade do deputado Beto Albuquerque. A abertura de sindicância anunciada pelo governo na quinta-feira para apurar possíveis responsáveis é balela. Isso só ocorreu dada a repercussão negativa do fato e, porque o Ministério Público não vai deixar barato.

Futuro
O prefeito Airton Dipp, que passou os últimos dias em São Paulo, acompanhando o irmão Gilson Dipp, que recupera-se de enfermidade, vai dedicar-se ao cumprimento do seu segundo mandato até o final do ano. A partir de janeiro de 2013 vai descansar por algum tempo. Dipp é nome forte para ocupar uma pasta no governo de Tarso. O prefeito não pretende mais disputar eleições, mas disse em outras ocasiões que pode usar sua experiência como homem público em outras atividades.

Cotado
Outro que está muito bem cotado para integrar o governo do Estado é Marcos Cittolin. O secretário de Desenvolvimento do Município é respeitadíssimo nos órgãos que tratam do desenvolvimento e fomento da economia gaúcha e poderá vir a ocupar uma diretoria no próximo ano. Isso se ele aceitar, já que está inclinado a dedicar-se à iniciativa privada.

À disposição
O presidente do PP municipal Marcos Susin, em entrevista a João Altair, da Rádio Planalto, na sexta-feira pela manhã, disse que o partido vai avaliar seu desempenho na última eleição e decidir estratégias de futuro. No entanto, Susin manifestou o interesse em colocar o PP à disposição do prefeito eleito Luciano Azevedo. "O partido pode contribuir com a futura administração", assegurou.

 

Gostou? Compartilhe