OPINIÃO

Fatos - 17/01/2017

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Qual a importância da Bsbios para Passo Fundo?
Alguns números podem responder a esta pergunta: Ela gerou R$ 69 milhões em ICMS no ano passado; gera 300 empregos diretos e 1,5 mil indiretos; Tem uma participação de R$ 2,3 bilhões no PIB, contribuindo para manter o município entre as 10 maiores economias do Estado (referência 2014). Também é a sétima empresa com maior participação no valor adicionado de Passo Fundo (referência 2015) e é considerada a maior empresa de Biodiesel do Brasil. Quando o ex-prefeito Airton Dipp, PDT, decidiu apostar na empresa concedendo-lhes uma série de incentivos, entre os quais, uma área onde a empresa está instalada, tinha a visão de que ela daria retorno, mais cedo ou mais tarde. Mas, principalmente, porque ela seria o marco na mudança da matriz econômica local. Passo Fundo que, até o começo da década de 2000, tinha uma dependência direta do resultado da lavoura, estava dando novo rumo. Em três anos, a Bsbios atingiu todas as metas estabelecidas no contrato de concessões. E com o retorno que já gera em termos de ICMS, já pagou, com certeza, a área que lhe foi concedida.

Papel
O projeto do Executivo, que está na Câmara de Vereadores para ser votado hoje, deve ser aprovado pela maioria dos vereadores. O projeto suspende a cláusula de inalienabilidade, podendo a empresa oferecer o imóvel em garantia para fins de repactuação de financiamentos que tem no mercado financeiro. Os vereadores, muitos no primeiro mandato, entenderam que a Bsbios é importante para a região e que, assim como muitas empresas no país, passou por dificuldades. Os vereadores, também cumpriram o seu papel de examinar o projeto com a atenção que ele merece, dentro das prerrogativas que lhes são conferidas.

Cheque
E só para contribuir com mais uma informação: em 2006, um ano depois de a empresa ter assinado o protocolo com o município, a Câmara de Vereadores autorizou a desalienação da área doada para que a Bsbios captasse recursos no mercado financeiro. A empresa começou a operar em 2007 e já pagou os valores captados. Se algum cheque em branco foi passado, foi lá em 2006, porque a visão era de aposta no desenvolvimento econômico da cidade. Hoje, o cheque está quitado.

Balanço
No momento em que municípios amargam recuperações judiciais e fechamentos de empresas, por conta de uma das maiores crises vivenciadas pelo país, Passo Fundo precisa comemorar resultados e trabalhar para manter aqui o que já está funcionando. Este é o momento de unir esforços e não “puxar a brasa para o seu assado”.


Mais 100 vagas
A Faculdade de Direito da UPF obtém mais uma conquista: recebeu autorização do Ministério da Educação para oferecer mais 100 vagas no curso a partir deste ano. Estará ofertando 50 vagas agora e outras 50 no vestibular de inverno para o turno da noite.

Gostou? Compartilhe