OPINIÃO

Fatos 18.08.2016

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Trancando

Pedido de vistas é um termo técnico do regimento interno do Poder Legislativo, que possibilita ao vereador mais tempo para que ele possa examinar um determinado projeto. Significa que: se o projeto for polêmico, complexo e necessita ser estudado com mais profundidade, o parlamentar pode solicitar vistas da matéria. O dispositivo regimental serve a propósitos menos nobres, como sentar em cima da matéria para evitar a sua tramitação ou votação. Há outras artimanhas regimentais para se protelar ou até mesmo nunca apreciar um projeto. O Congresso Nacional está cheio de exemplos. As Câmaras de Vereadores, não fugindo a regra, acabam repetindo o que assistimos em Brasília. Senhores vereadores, não sentem em cima do projeto que pretende proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, utilizando-se de regras regimentais que foram criadas para propósitos técnicos. Fiquem na história como políticos corajosos e não demagógicos.

Estação férrea

A discussão sobre a utilização do espaço da antiga estação férrea do Parque da Gare segue na Câmara. O projeto saiu da comissão de orçamento (COTC) após inclusão da emenda que sugere que 50% do espaço seja destinado para a economia solidária. O próximo encaminhamento é para a comissão de obras públicas (COPNR). Uma audiência pública deve ser realizada em breve.

Campanhas

As redes sociais já estavam cheias de reclamações. Se foi assim no primeiro dia, imaginem nos próximos dias de campanha? Ninguém vai aguentar a enxurrada eletrônica de santinhos. O termômetro será a dosagem. E para reforçar que os candidatos não podem impulsionar posts, Marta Suplicy, que disputa a prefeitura de São Paulo, foi multada pela prática.

Dinheiro curto

O orçamento apertado determina uma série de cortes de gastos desde o começo das campanhas. Os candidatos a prefeitos estão dispensando, por exemplo, os tradicionais lançamentos, sempre cheios de pompas e efeitos.

 

 

 

Gostou? Compartilhe