OPINIÃO

Fatos 19/02/2015

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Estratégia

Notícia de ontem da Agência Brasil afirma que a pouco mais de um mês para o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a escassez do recurso preocupa moradores das principais cidades do Sudeste. Em São Paulo, enquanto o governo estuda um possível racionamento, no Rio de Janeiro, o desabastecimento de água deve ser enfrentado ainda em 2015. Já, em Passo Fundo, segundo dados da Corsan, os reservatórios locais estão em bons níveis, garantindo o abastecimento pelos próximos oito meses e até um ano. No entanto, a Corsan tem se preocupado com o futuro e, para tanto, está concluindo um estudo que deverá ser entregue ao Poder Público, mostrando quais alternativas terá para ampliar o número de reservatórios. Para onde o município está crescendo, quanto está crescendo e quais são as alternativas que a Companhia tem para assegurar abastecimento nos próximos anos. As lições da seca registrada há dois anos serviram para iniciar um planejamento estratégico de longo prazo.

Clima

“Pode bater, mas não machuca”. Em síntese este foi o recado que ficou ontem da primeira sessão da Câmara de Vereadores. Com desvantagem numérica, o chefe do Executivo, Luciano Azevedo, prega uma oposição responsável. O mesmo discurso teve o presidente da Câmara, Márcio Patussi. Em outras palavras, que o debate agressivo não ocupe o espaço do ideológico e do respeito entre os Poderes.  No terceiro ano de governo do prefeito Luciano, o posicionamento do Legislativo será fundamental para traçar o ritmo até as eleições.

Colégiado de líderes

Uma boa iniciativa a do vereador Patussi em instituir o Colegiado de Líderes. Funcionará como na Assembleia Legislativa.  No Parlamento Gaúcho, os líderes das bancadas se reúnem sempre às terças pela manhã para definir a pauta dos trabalhos das sessões da semana. Estabelecem os critérios de votação, seguindo o regimento interno, dão ou não dão acordo. Em tese, ficam estabelecidas, no colegiado, as regras do debate e votação no plenário. 

Demissões

Os resultados da indústria brasileira são de queda na produção desde o ano passado. Os sinais de uma crise mais grave foram dados no começo do ano, quando as fábricas automobilísticas começaram a demitir. Pois em Passo Fundo, não será diferente. Há empresas, de outros ramos, estudando a possibilidade de estabelecer programas de demissões voluntárias. O ritmo de queda na produção e demissões também atinge indústrias metalúrgicas de Marau.

Comando

Tudo indica que o empresário e comunicador Daltro Wesp figure entre os comandantes do diretório municipal do PSDB. Poderá integrar o diretório como vice-presidente.

 

 

 

Gostou? Compartilhe