OPINIÃO

Fatos 19.08.2016

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Foco

A campanha de Osvaldo Gomes à Prefeitura de Passo Fundo será totalmente diferente daquela de 2012. Um vídeo postado no perfil oficial do candidato dá uma provinha de que haverá uma maior preocupação com qualidade, sem deixar a simplicidade característica do candidato em outras campanhas. Muito à vontade e familiarizado com as câmeras, Gomes aparece numa espécie de ‘making of’ mostrando o cenário das gravações de TV e rádio. Mas é incisivo quanto a estratégia que pretende adotar na campanha. Vai bater na grande aliança do candidato Luciano Azevedo. No vídeo ele diz que já está mais do que provado que a junção de muitos partidos numa coligação não dá certo, pois a prova está no governo do PT. Afirma que uma composição pequena facilitará a administração, um governo que pretende ser feito com participação popular, segundo ele. No mesmo vídeo, chama o candidato a vice-prefeito Alcindo Roque para se apresentar. 

Expectativa

As prefeituras brasileiras recebem nesta sexta-feira, 19 de agosto, o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês. O montante será de R$ 515,7 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Se inclusa a retenção, o repasse chega a R$ 644,6 milhões. Um comparativo com o segundo decêndio de agosto de 2015, revela que houve crescimento de 11,18% no FPM, em termos nominais.

Escola sem mordaça

Professores da rede pública, alunos e demais membros de movimentos sociais passo-fundenses estiveram reunidos no fim da tarde de ontem (18), na Câmara de Vereadores, para debater ações que demonstram contrariedade ao projeto de lei 'Escola sem partido' (PL 190), de autoria do deputado estadual, Marcel van Hatten (PP). Entre as pautas da conversa estava a criação do Comitê passo-fundense contra a Escola Sem Partido e um ato de apoio ao projeto contraponto – proposta pelo também deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) – 'Escola sem Mordaça'. “Não estamos aqui para discutir se somos contra ou a favor do PL 190: somos contra”, disse um dos participantes.

Na rede

Dos cinco candidatos a prefeito de Passo Fundo, por enquanto, apenas Luciano Azevedo e Osvaldo Gomes estão usando as redes sociais. Luciano, com mais propriedade. Está com uma equipe focada nesta plataforma. Gomes também tem profissionais na área e começou a movimentar mais tarde. O que chama a atenção é o tom laranja, utilizado na identidade visual dos dois candidatos.   

Gostou? Compartilhe