OPINIÃO

Fatos - 21/11/2014

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Último discurso
Já está marcado para o dia 10 de dezembro o discurso de despedida do senador gaúcho Pedro Simon, 84 anos. A fala está programada para às 14h, no Senado. Há expectativa sobre o que dirá Simon, que deixa a vida pública no momento em que o país vive o escândalo da Petrobrás. O senador teve sua atuação marcada pelo combate a corrupção, sempre com pronunciamentos contundentes. Um dia antes, Simon lança em Brasília o seu novo livro “Entrevistas”, no Senado Federal. A obra divulgada na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre traz um conjunto das principais entrevistas de Simon divulgadas na imprensa nacional.

Menos vagas
O Jornal O Nacional vem publicando uma sequência de matérias que indicam uma redução das contratações temporárias. Uma delas foi veiculada no dia 30 de outubro em que revela redução de até 80% no índice de contratos.  Pois a tendência está se confirmando e o voluma de ofertas de novas vagas não se alterou. No ano, Passo Fundo já perdeu 1.130 vagas formais. Um número preocupante, reflexo da crise econômica nacional.

Pesquisa
O senado poderá restringir a divulgação de pesquisas 15 dias antes das eleições.  Proposta de emenda constitucional será votada na próxima semana na CCJ. Se aprovada, terá que ser votada nos plenários do Senado e da Câmara dos Deputados. O autor da PEC é o senador Luiz Henrique, PMDB, ex-governador de Santa Catarina. A proposta encontra respaldo já que as pesquisas eleitorais são influenciadoras do resultado, pois atingem em cheio o eleitor desatento que não se envolve na campanha, desconhece os candidatos, mas vota em quem está na frente das pesquisas com a percepção pouco inteligente de que não estaria colocando seu voto fora.

Comunicação
O governador eleito José Ivo Sartori esteve reunido ontem com 27 representantes das Associações Regionais dos Municípios e se comprometeu em manter um canal permanente de comunicação com os municípios gaúchos. Cerca de 50 prefeitos e vices participaram da reunião na sede da Famurs.

Aeroporto
A proposta da Universidade de Passo Fundo, liderada pelo reitor José Carlos Carles de Souza, para o aeroporto Lauro Kortz tem mensagem básica, mas fundamental e necessária: é preciso que a região se una em torno do aeroporto. Para transformá-lo em um centro da aviação do Norte gaúcho, a região unida através de suas lideranças terá muito caminho a percorrer. A transformação será grande e a luta árdua. O ponto positivo é que a UPF, como a maior instituição de ensino desta região, abraça e lidera esta luta.

Gostou? Compartilhe