OPINIÃO

Fatos 22.11.2019

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Passo Fundo terá unidade do DNIT

Passo Fundo será sede de uma unidade regional do DNIT, a partir do começo do próximo ano. A extinção da unidade de Osório possibilitou o avanço do processo que contempla o município. Atualmente a cidade está no limite entre as unidades de Vacaria e Cruz Alta. O Analista de Infraestrutura de transportes do DNIT, Adalberto Jurach, atualmente lotado em Vacaria, será o chefe da unidade de Passo Fundo. Ele vai comandar uma equipe enxuta que administrará cerca de 800 km de rodovias federais. A coluna conversou ontem com o engenheiro e ele informou que a unidade já tem endereço, vai funcionar na Travessa Boa Viagem, junto a Estação Ferroviária. Há necessidade de fazer uma reforma no prédio e isso depende de licitação. Até que tudo fique pronto, Jurach não descarta a locação de outro espaço para iniciar a operação em Passo Fundo. A localização geográfica e a consolidação como pólo logístico justificam a instalação da unidade do DNIT, segundo o engenheiro.

Transbrasiliana

Prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, acompanha de perto o andamento do processo para contratação da empresa que vai fazer o projeto para pavimentar os quase 70 Km da BR 153 (Transbrasiliana) entre Passo Fundo e Erechim. Em setembro, o DNIT informou que a empresa vencedora foi a Rudra Engenharia Ltda, do estado de Goiás, com proposta de R$ 1.868.500,00. O valor da solicitado pela empresa foi 55% mais baixo do que o recurso solicitado pelas demais empresas concorrentes no processo de licitação. O processo está em fase de análise de recursos e contrarazões e para isso não há um prazo estipulado para finalizar.

Manitowoc

Desembargador Eduardo Delgado do Tribunal de Justiça do Estado manifestou-se pela inadmissibilidade do agravo de instrumento interposto pela Manitowoc contra a decisão em primeira instância que não viabilizou acordo para a destinação da área. No entendimento do desembargador, o agravo de instrumento não é o adequado para o caso. 

Maria Fumaça

Passo Fundo é uma das cidades gaúchas que vai receber a Maria Fumaça Mallet 204, decorada para o Natal. Única na América do Sul, a Maria Fumaça chegou ao Rio Grande do Sul na quarta-feira. Em Passo Fundo, ela chega no dia 6 de dezembro. O itinerário começa em Cruz Alta (RS), percorre 36 cidades e termina no dia 15/12 em Rio Negrinho (SC). Durante quatro semanas, milhares de pessoas poderão acompanhar o desfile da locomotiva construída em 1950. A ação faz parte do projeto Natal nos Trilhos da Rumo, que envolve a passagem de trens iluminados e espetáculos artísticos em cinco estados do país.

Nada ainda

Empresa Traçado, vencedora da licitação da obra do Aeroporto Lauro Kortz, ainda não concluiu as adequações ao projeto, atendendo apontamentos técnicos. Vamos ser realistas: a obra não começa este ano. Não há tempo hábil.

Simbologias

Fundamentos do partido do presidente Jair Bolsonaro Aliança pelo Brasil passam pelo  repúdio a ideologias como socialismo, comunismo, globalismo; defesa do livre mercado e do armamentismo; e combate à “ideologia de gênero“. O princípio básico: Aliança pelo Brasil reconhece, acima de tudo, “o lugar de Deus na vida”. Num Estado que deve ser laico, Deus está sendo empregado no lugar errado. Na convenção de ontem, o presidente ganhou uma placa com o símbolo do partido, feito por um artesão que usou projéteis. Simbólico.

Gostou? Compartilhe