OPINIÃO

Fatos 25.03.2017

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Estarrecido

O presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque tem percorrido o país defendendo a candidatura própria à Presidência da República, em 2018. Ele próprio é um dos nomes cotados para a majoritária: se não for a presidente, pode ser ao governo do Estado. Atento a movimentação em Brasília, Beto se diz estarrecido com que o Congresso Nacional tem feito. O último dos absurdos, segundo ele, é a tentativa de emplacar a lista fechada nas próximas eleições. “Além de ser um gol contra, a lista fechada, neste momento, só esconde corrupto e safado” e poderá criar o que denomina de balcão de negócios dentro dos partidos se os critérios da ordem da lista não ficarem claros. Para o dirigente partidário, o melhor é que as eleições permaneçam no atual sistema e uma reforma política séria comece a ser desenhada, a partir do próximo mandato. “O que o país precisa é discutir questões que façam a diferença na vida das pessoas, como o escândalo do gasto dos juros que somam R$ 700 bilhões ao ano. Colocam a culpa na previdência, mas nenhum governo mexe na remuneração da dívida, cujo valor equivale a 35 anos de bolsa família”, pontuou.

Segurança

O vereador Luiz Miguel Scheis, PDT, vai convidar o prefeito Luciano Azevedo, PSB, para visitar o município de Canoas e conhecer o trabalho do delegado Ranolfo Vieira Junior à frente da Secretaria Municipal de Segurança. Ele implantou o Centro Integrado de Comando e Controle, através de um convênio entre a prefeitura e a Fundação Brigada Militar. O convênio permite reaproveitar policiais inativos para operar as 186 câmeras de videomonitoramento integrado com Guarda Municipal, Polícia Civil, Policiais Rodoviárias e Samu. A sala de operações também conta com um funcionário que monitora 34 grupos de WhatsApp, administrado pelos moradores das comunidades. Os índices levantados pelo vereador demonstram resultado positivo com o sistema: a criminalidade reduziu 56%, e as prisões em flagrante aumentaram.

Balanço

O deputado estadual Juliano Roso, PCdoB, reúne assessores do gabinete em Passo Fundo, desde sexta-feira, para avaliar o mandato e estabelecer metas. A convite do deputado, conversei com a equipe por cerca de 40 minutos. O assunto: comunicação e política, dois temas afinados e que passam por transformações profundas. Neste sábado, a equipe participa do almoço em comemoração aos 95 anos do partido, no CTG Osório Porto.

Filiação

O diretório do PSOL de Passo Fundo realizou uma ação no final da tarde de sexta-feira, no centro da cidade. Acompanhado de uma das maiores lideranças do partido, a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchionna, a mais votada na Capital, os dirigentes locais distribuíram panfletos da campanha de filiação do partido.

Faixa exclusiva

A Associação dos Moradores do Centro, apoiada pelo vereador Rafael Colussi, DEM, protocolou uma sugestão ao prefeito Luciano Azevedo, para que o projeto que vai remodelar a Avenida Brasil, contemple uma faixa exclusiva para ônibus, entre o Instituto Educacional e o Bom Conselho. A Amac está propondo uma quebra de paradigmas. Um corredor exclusivo para ônibus não implicaria em aumento de custo, apenas a delimitação da faixa, com a retirada de estacionamento.  

Gostou? Compartilhe