OPINIÃO

Fatos 26.08.2017

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Unindo esforços

Lideranças e entidades representativas deram um passo importante nesta sexta-feira: vão unir esforços para pressionar o governo a liberar recursos já previstos para a ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Uma nova comissão foi instituída com responsabilidades pré-defindas. A proposta partiu do deputado Juliano Roso, PCdoB, encontrou respaldo imediato no prefeito Luciano Azevedo, PSB, e todos os demais agentes, que de uma forma ou de outra, vinham agindo por esta demanda. A iniciativa deve ser aplaudida porque o tema aeroporto é de interesse regional e precisa de mobilização organizada. Esta semana tivemos um exemplo concreto de que a união faz a diferença para a região. Um grupo de quase 40 lideranças, articuladas pela Universidade de Passo Fundo, através do reitor José Carlos, conseguiu avançar significativamente num problema que já dura 50 anos: a necessidade de asfaltar apenas 70 Km da Transbrasiliana (BR-153), que liga Passo Fundo a Erechim. Pela primeira vez, o projeto anda no DNIT com a perspectiva de alocar recursos no orçamento de 2018 e iniciar a obra em 2019.

Exemplo

O resultado é de um trabalho que iniciou em 2015, quando prefeitos das cidades que margeiam a rodovia decidiram pedir apoio da UPF na luta cinquentenária. Dentro do seu caráter comunitário, a instituição abriu as portas pela defesa, mobilizou dois Coredes (Produção e Norte), realizou três encontro, juntou-se a outra grande instituição de ensino, a URI de Erechim e formou o Comitê Pró-BR-153. Vai se manter vigilante para que as informações repassadas pelo DNIT se confirmem.

Outro exemplo

A Expoacisa vai realizar uma atividade inédita durante os dias de Feira: estarão reunidos aqui todos os representantes de Associações Comerciais dos municípios da região. A lógica de unir esforços é a mesma, segundo o presidente da Acisa, Lamar Sakis. A Expoacisa acontece de 24 a 26 de novembro, no Bourbon Shopping.

Correção

Uma correção em relação ao parecer da Procuradoria da Câmara sobre a emenda do vereador Mateus Wesp (PSDB), que pretendia remanejar recursos para a criação da Guarda Armada. Este parecer foi favorável e não contrário como a colunista publicou na sexta-feira. Na Comissão de Orçamento a emenda teve análise de mérito e acabou rejeitada por inviabilidade técnica. Da mesma forma como foi rejeitada em Plenário.

Recesso

A colunista faz um recesso de 15 dias para recarregar as energias.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe