OPINIÃO

Fatos 27.01.2018

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Guerra de interpretações

Lula será preso? Está inelegível? Pode ser lançado pré-candidato? E a lei da ficha limpa? E o entendimento do STF de que réu condenado em segunda instância deve ser preso? Perguntas que pipocam em todos os ambientes e que não têm respostas tão simples assim. Tudo é uma questão de interpretação e entendimento jurídico. Neste contexto, existem as interpretações que não são jurídicas e que pendem conforme o lado do interlocutor. Se o posicionamento me favorece, então eu concordo com ele. Se é confuso para quem acompanha de perto este emaranhado, imagina para o simples cidadão? Não tem como. O entendimento de que Lula está inelegível ao ter condenação confirmada pelo TRF4, parecia consolidado até a manifestação do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilson Dipp, em entrevista à BBC Brasil. "Quem vai dizer se Lula é ou não inelegível é o TSE, por mais que a sentença condenatória preveja a suspensão de direitos políticos. Matéria eleitoral sempre vai para o crivo do TSE”, afirmou o passo-fundense, irmão do ex-prefeito Airton Dipp. Colaborando para uma melhor compreensão dos fatos, ON traz uma reportagem sobre o tema (páginas 8 e 9).

Base

O prefeito Luciano Azevedo busca o compromisso da base aliada em se manter unida até o fim do governo. Ele tem a convicção de que isso é fundamental para que o grupo possa ter candidato competitivo nas eleições municipais de 2020. E isso passa por 2018. Neste momento a propensão é maior pela candidatura.

Candidatos

O Procurador do Estado Rodinei Candeias, filiou-se ao Partido Progressista e será o candidato a deputado federal por Passo Fundo. Julio Cesar Santos Oliveira, que estava afastado por questões pessoais, reassumiu a presidência do diretório municipal do PP, que até então estava sob a condução do vice Cláudio Dóro.

Obra

A tão esperada obra da Avenida Brasil deve iniciar depois do carnaval,quando for assinada a ordem de serviço. Vai dar atrapalho no trânsito. Não adianta o motorista reclamar. Precisa ficar atento às informações dos trechos de execução da obra para fazer desvios ou buscar outros caminhos.

 

Gostou? Compartilhe