OPINIÃO

Fatos - 27/11/2014

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

S O C O R R O! (I)
O trânsito de Passo Fundo é um absurdo! O que estamos assistindo todos os dias é indignante. Falta tudo. Falta paciência, educação, consciência tanto de motoristas como pedestres. Há excesso de carros circulando nas ruas (e não são somente nas centrais), não há fluidez adequada, os semáforos continuam sem sincronia e poucas, pouquíssimas são as intervenções dos poderes constituídos para mudar isso. O resultado são acidentes e atropelamentos cada vez mais violentos causando mortes e traumas graves em suas vítimas. Mais de 40 pessoas já perderam a vida este ano no perímetro urbano ou em rodovias que pertencem ao município. Parece que a morte, o trauma e a estatística sem controle não sensibilizam mais e não são suficientes para que motoristas reflitam sobre a responsabilidade de dirigir antes mesmo de dar partida no veículo. A cena da mulher atropelada ontem de manhã, no Boqueirão, feita por uma câmera de segurança de um estabelecimento próximo, é chocante, mas real.

S O C O R R O! (II)
Somos capazes de esquecer o que nos choca na mesma velocidade com que as informações nos chegam. Estamos automáticos, processando e deletando tudo. Sim, porque há duas semanas, um outro atropelamento deixou gravemente ferida outra mulher, em episódio igualmente chocante. Alguém lembra? Provavelmente de forma vaga lembramos que isso aconteceu. E aconteceu e foi há cerca de duas semanas. Duas semanas não são dois meses, nem dois anos. São duas semanas. Naquele final de semana, por sinal, ocorreram três acidentes na região e duas pessoas morreram. Alguém lembra? Provavelmente não, porque outros acidentes ocorrerem e outras vítimas foram para o rol das estatísticas. O trânsito virou isso: a violência desmedida gerada por ele virou estatística e os números não nos emocionam. São só números. Falta tudo, mas, especialmente, sensibilidade e emoção. Falta compaixão com o próximo.

Conversa
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo foi recebido nesta quarta-feira (26), pelo governador eleito, José Ivo Sartori. Foi uma conversa entre os dois e que durou mais de uma hora. A ligação construída por eles ao longo dos anos, dá a certeza que Passo Fundo terá as portas abertas no futuro governo.

Conjecturas
Para 2016 as possibilidades de alianças podem repetir dobradinhas como PDT e PT, invertendo a cabeça de chapa; PMDB e PP, mantendo os mesmos personagens.

Aviação Regional
Notícia dada na terça-feira pela Agência Estado pode ter reflexo na operação das empresas de aviação regional em terminais como o de Passo Fundo. A Medida Provisória do governo que garantia um plano regional de subsídios para rotas regionais caducou e não foi votada nem pela Câmara dos Deputados e muito menos pelo Senado. O governo terá que enviar nova MP, o que não fará neste ano. As empresas aéreas pressionam e ameaçam suspender projetos de ampliação de serviços.

 

Gostou? Compartilhe