OPINIÃO

Fatos 29.07.2017

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Transição

O novo presidente do diretório municipal do PP, Julio Cesar Santos de Oliveira, está no Canadá e retorna no fim de agosto. Viajou por razões pessoais, mas não deixou de acompanhar o andamento dos trabalhos do partido aqui em Passo Fundo. Os vice-presidentes Cláudio Dóro e Fabiana Camargo seguem a tarefa do grupo que assumiu o partido com a proposta de retomada do protagonismo na política local. “Vamos trabalhar muito para que isso aconteça, pois experiência é o que não nos falta”, respondeu Oliveira. O esforço se soma a outro movimento no partido que vem da ala mais jovem de das mulheres. Articulados, jovens e mulheres tem promovido uma série de eventos para mobilização. Na eventualidade de representação legal, Oliveira tomou o cuidado de passar procurações para outros dois históricos do PP: Pedro Thomas e Marco Susin. O desafio dos Progressistas e o mesmo de todos os partidos: manter-se vivo num cenário turbulento para a política nacional e formar líderes para a renovação.

Modelo

Quando perguntado sobre o posicionamento do PMDB estadual sobre o que está acontecendo com os comandantes do PMDB nacional, em Brasília, Odacir Klein, presidente do BRDE, é enfático: “O Brasil vive uma encruzilhada que será decisiva em 2018. Quero ver os candidatos debaterem qual o melhor modelo de gestão para o país. Quero saber o que vão fazer com a previdência e quais as mudanças estruturais que defenderão”. Sobre a contribuição do PMDB neste processo, diz que o Rio Grande do Sul tem o modelo de gestão pública como exemplo, referindo-se ao mandato do governador José Ivo Sartori. Klein falou rapidamente de política pouco antes de iniciar a palestra para empresários na Acisa, na sexta-feira. Ele veio dizer que o BRDE tem dinheiro para empreendedorismo e que pode auxiliar na elaboração de bons projetos.

Conflito

O PMDB regional está dividido em relação a indicação de Elton Luiz de Marchi para a Coordenadoria Regional de Educação. Ele é vereador e presidente da Câmara de Mato Castelhano. Uma ala do partido acha que este não é o momento de fazer acomodações políticas em cargos estratégicos. “Estão pensando em cabos eleitorais, no momento em que precisamos administrar com eficiência”, confidenciou um peemedebista. Elton foi o mais votado dentro da coordenadoria regional do PMDB.

Plano estratégico

Missão, visão e valores: a Acisa, entidade que tem 96 anos de existência em Passo Fundo, está revisando o seu plano estratégico e olha para o futuro com outra perspectiva. Em breve o documento será divulgado. A elaboração de um plano estratégico determina que a entidade, independentemente das diretorias, deve estar voltada para objetivos e ações maiores. Quem ganha com esta organização são os associados e a comunidade. 

Gostou? Compartilhe