OPINIÃO

Fatos 30/01/2013

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Oportunismo
Leitor que pede para não ser identificado pela coluna critica o que considera de oportunismo a iniciativa de vereadores em relação a segurança das boates de Passo Fundo. Três vereadores protocolaram pedidos e projetos voltados ao funcionamento das casas noturnas, depois da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, no último domingo. Para o leitor, já existe legislação eficiente que proíbe, por exemplo, os shows pirotécnicos em recintos fechados, mas o que está faltando é fiscalização. Ele também pede mais ação em relação ao barulho causado por alguns estabelecimentos e controle em torno da lotação permitida nos ambientes.

Responsabilidades
A responsabilização pela tragédia em Santa Maria não deve se limitar a prisão dos proprietários da boate e integrantes da banda. Os órgãos públicos também devem ser acionados pela polícia e pela Justiça. O noticiário aponta que houve falhas na expedição de alvará (prefeitura) e na fiscalização das condições de segurança (Bombeiros). Vários depoimentos apontaram que o extintor de incêndio não funcionou. E se não funcionou é porque estava vencido e se estava vencido é porque a inspeção não identificou o problema.

Porcarias
As redes sociais são maravilhosas quando bem utilizadas. Mas, o que tem de gente besta postando cada porcaria é de dar nojo. E o uso político em torno da desgraça alheia é repugnante. Pois o deputado Paulo Pimenta, PT, que é de Santa Maria vivenciou essa situação nestes últimos dias. Por meio de mensagens no FB, disseminadas como pólvora, se tentou vincular a imagem do político com o da boate. A postagem dava conta de que Pimenta era um dos sócios ocultos do estabelecimento, o que foi desmentido pelo mesmo.

Disputa
O ninho tucano está em polvorosa. A pré-candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, não encontra consenso. Eis que, o grupo de José Serra, tenta criar um contraponto à hegemonia de Aécio, lançando o nome do governador Geraldo Alckmin como alternativa. Num cenário que, até o momento, favorece a reeleição da presidente Dilma Rousseff, uma disputa interna no PSDB pode levar ladeira abaixo as pretensões tucanas de voltar ao poder.

Certo
A coluna antecipou a informação de que o vereador Pedro Danelli, PPS, era o mais cotado para assumir a liderança do governo na Câmara de Vereadores. Foi confirmado pelo prefeito Luciano Azevedo na segunda-feira. Danelli tem experiência parlamentar, é de confiança de Luciano e saberá buscar o entendimento com a oposição nos momentos cruciais.

Cargos
O cenário parece tranquilo numa visão geral e superficial. Mas, nas entranhas partidárias dos aliados do atual governo municipal há muita disputa interna quando o assunto é distribuição de cargos.

Gostou? Compartilhe