OPINIÃO

Fatos e Fotos da nossa história - 29 de novembro a 05 de dezembro

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

29 de novembro de 1949.
Há 65 anos foi anunciada a venda de automóveis da marca “Chevrolet” em Passo Fundo pelo Sr. Ary Cezar Burlamaque.

30 de novembro de 1948.
Instalação do Frigorífico Z.D. Costi & Cia pelo empresário Zeferino Demétrio Costi. Era considerado o primeiro frigorífico da região com produção em grande escala. Localizava-se na Av. Mauá, hoje Presidente Vargas.

1 de dezembro de 1956.
Poder Legislativo decretou e sancionou a promulgação da Lei nº 720, que definia o Brasão como símbolo Municipal de Passo Fundo. Um escudo português esquartelado contendo um pinheiro representando o desenvolvimento econômico do passado; uma espiga de trigo representando o desenvolvimento da agricultura no presente; os símbolos do comércio e indústria em ouro e uma torre de eletricidade ambos representando o desenvolvimento do potencial econômico do município. O Brasão foi idealizado pelo membro do Instituto Histórico de Passo Fundo, professor Antônio Donin.

2 de dezembro de 1935.
É anunciada a instalação de uma fábrica de fósforos na Av. Mauá, atual Presidente Vargas, esquina com a Rua Daltro Filho.

3 de dezembro de 1850.
Nesta data era registrada a existência na cidade do primeiro médico com a titulação de “Cirurgião Aprovado”, Dr. Casemiro Antônio Bastini.

4 de dezembro de 1956.
Há 58 anos era criada a Faculdade de Filosofia de Passo Fundo. Iniciou as aulas em março de 1957, após o parecer nº 40490/1956 do Conselho Nacional de Educação que concede o funcionamento dos cursos de Filosofia, Pedagogia e Letras Anglo-Gêrmanicas.

5 de dezembro de 1981.
Falecimento de Hélio Gonçalves Dias. Foi jornalista na Rádio Municipal e na Rádio Passo Fundo. No ano de 1963 foi eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas. Também trabalhou como assessor de imprensa dos prefeitos Guaracy Marinho, Wolmar Salton e Firmino Duro.

Gostou? Compartilhe