OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Residente multiprofissional
A residente da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, desenvolvida em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, Taíne Paula Cibulski ministrou no dia 21 de agosto uma palestra sobre Nutrição em Oncologia para os acadêmicos do curso de Nutrição da UPF. O encontro foi realizado em comemoração ao dia do Nutricionista pela Nutrição Empresa Jr e do Diretório Acadêmico de Nutrição (DAN) da UPF. Conforme Taíne, o tema Nutrição em Oncologia foi proposto com objetivo de proporcionar aos acadêmicos o contato com esta área, além de apresentar novas possibilidades de atuação. “Os assuntos que busquei abordar foram os conceitos do câncer, estimativas, fatores de risco, prevenção relacionada a alimentação, tratamento, efeito adversos relacionados ao tratamento e o suporte nutricional”, relata a residente, que apresentou também os setores do HSVP onde atua durante os dois anos de especialização.

 

Semana da Pátria I
Foram abertas ontem as atividades da Semana da Pátria em Passo Fundo. O ato foi realizado no Altar da Pátria, na Avenida Sete de Setembro (Gare). Durante a cerimônia, foi feito o deslocamento do Fogo Simbólico do 3º RPMon até o Altar da Pátria para o acendimento da Pira da Pátria e o hasteamento das bandeiras. De acordo com o presidente da Liga de Defesa Nacional de Passo Fundo, Gilmar Teixeira Lopes, o ato representa o exercício da cidadania. “Vivemos um momento de profunda reflexão no país, por isso, a valorização da pátria e dos símbolos nacionais são importantes. Somente se exerce a cidadania com valores intrínsecos como estes”, disse. Para o comandante do CRPO Planalto, Tenente Coronel Adair Zanotelli, “o dia é de enfatizar o trabalho e a postura da Brigada Militar em um momento que pede reflexão no país”, ressaltou. 


Semana da Pátria II
O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, destacou que inicia-se em Passo Fundo a semana em que honramos a pátria. “Nós temos honra pelas nossas cores e pela nossa bandeira. Que seja uma semana excelente aos alunos que participam e para toda a comunidade”, finalizou. Acompanharam a cerimônia a escola Santo Antônio, que é homenageada, e os estudantes das escolas estaduais Maurício Sirotsky Sobrinho e Jerônimo Coelho, além de entidades e autoridades do município. 

Semana da Pátria III
Os temas municipais prestam homenagem aos 10 Anos do Colégio Tiradentes e aos 50 Anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio. Em âmbito estadual, o tema é dedicado ao  Centenário da Academia da Polícia Militar, enquanto o tema nacional lembra os 100 Anos da Liga de Defesa Nacional. O hasteamento e arriamento serão efetuados diariamente, às 9h e às 17h. A novidade neste ano será o 1º Encontro de Bandas Marciais no dia 03 de setembro, às 9h; além da participação de várias escolas municipais de Educação Infantil no Desfile de 7 de Setembro, que acontecerá a partir das 08h30min no Dia da Independência do Brasil. A ação é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, e Liga da Defesa Nacional – Núcleo Passo Fundo.

Congresso 
Com o tema central "Parcerias estratégicas para enfrentar a crise", o 26º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, recebeu congressistas de todo o Brasil para debater o assunto. Entre outros temas, a importância das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e a realização de parcerias estratégicas entre as entidades também foram abordados entre os especialistas. Representaram o Hospital da Cidade de Passo Fundo e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes neste evento o administrador, LucineyBohrer e o membro da Junta Administrativa HC/HPBM, Omiro Forest Baggio. O evento foi realizado entre 31 de agosto e 1 de setembro, em Brasília/DF.


Cronograma da farmácia
O Programa Farmácia Mais Perto já tem o cronograma do mês de setembro de 2016 e pode ser acessado no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br > Governo > Programas > Farmácia Mais Perto). Informações sobre o cronograma de atendimento e participação do programa podem ser esclarecidos com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.  

Concurso
A UFFS oferece mais uma oportunidade para os interessados em fazer parte de seu quadro de servidores. O Edital Nº 763/UFFS/2016 estabelece os procedimentos e as regras para concurso público referente ao provimento de cargos de servidores técnico-administrativos. São ofertadas 45 vagas, sendo 17 para nível de classificação E, e 28 para nível de classificação D. As inscrições podem ser feitas até 7 de outubro, pelo endereço www.institutoaocp.org.br. O concurso terá prova objetiva com 50 questões e também de prova prática exigida para alguns cargos de nível D. A data provável de aplicação da prova objetiva é dia 13 de novembro, em locais e horários disponibilizados no edital. A prova pode ser realizada em Chapecó, Passo Fundo, Erechim, Cerro Largo, Realeza ou Laranjeiras do Sul, conforme opção do candidato.

 

Gostou? Compartilhe