OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

TIO HUGO

O novo Centro Administrativo do município de Tio Hugo será inaugurado nesta sexta-feira (14). A partir das 18 horas será iniciada a cerimônia de inauguração desta obra do município. A nova sede da prefeitura será entregue à comunidade hoje e se tornará a nova casa dos tio-huguenses. O novo Centro Administrativo está localizado em um novo loteamento, com fácil acesso a BR-386 e a RS-153.

“REGISTRAR PARA EXISTIR” I
Na quarta-feira (5), a promotora de Justiça Regional da Educação, Ana Cristina Ferrareze, responsável pelo Projeto “Registrar para existir”, esteve reunida com os representantes do Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade e do Cartório de Registro Civil para avaliação dos dados relativos aos registros de nascimento efetuados no primeiro semestre deste ano. Segundo relatórios apresentados, 1.923 crianças nasceram no Município nesse período. Desse número, 1.120 (58,25%) das crianças foram registradas nas maternidades dos hospitais, sendo que 359 eram residentes de outros municípios, e 798 (41,50%) foram registradas no Cartório de Registro Civil. Além disso, cinco crianças ainda não foram registradas e o Conselho Tutelar está adotando providências necessárias para a efetivação do registro.

“REGISTRAR PARA EXISTIR” II
O Projeto “Registrar para Existir”, que tem por objetivo reduzir o número de sub-registros de nascimentos no município de Passo Fundo, foi instituído pelo Ministério Público, em 2001, sendo pioneiro no Estado na iniciativa de efetivamente assegurar a todas as crianças o direito à cidadania. O serviço é oferecido pelo Hospital da Cidade e pelo Hospital São Vicente de Paulo. Os dois hospitais têm em suas dependências um local planejado e adequado para a instalação do Posto de Atendimento do Ofício de Registro Civil, sendo que os funcionários dos hospitais informam aos genitores a existência dessa atividade, e a importância de assegurar este direito a todos os recém-nascidos, no menor tempo possível.

MULHERES EMPREENDEDORAS

O Passarela de Negócios é um projeto da Aliar Integração de Negócios e Educação Empresarial, criado com o intuito de integrar e fomentar o networking entre empresárias e lideranças femininas locais, que oferece conteúdo relevante e proporciona experiências entre as participantes para o fortalecimento nos negócios. A estreia do Passarela de Negócios em Bento Gonçalves será no dia 27 de outubro das 18h30min às 21h30min, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) localizado na Alameda Fenavinho, 481. O encontro “Networking Estratégico: formando redes de negócios” vai reunir oitenta mulheres empreendedoras, será coordenado por Rosani Coelho e terá duração de três horas. O investimento para estimular as ideias individuais e coletivas para desenvolver negócios é de R$ 80,00 e as inscrições devem ser feitas no site: bit.ly/passarelabentogoncalves. Lá também é possível obter mais informações sobre o evento.


Contratação Emergencial
A 7ª Coordenadoria Regional de Educação informa que estarão abertas de 13 até 20 de outubro de 2016 as inscrições para Cadastro Temporário de Contratação Emergencial para Professor. Sendo para todas as áreas e para todos os municípios pertences à 7ª CRE, conforme edital nº 19/2016. Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br, ou na 7ª CRE situada na Rua Saldanha Marinho nº 478, no horário das 9h às 11h30min e das 14h às 17h.

 

Seminário
O Mestre em Educação e Doutor em Ciências da Educação Júlio Furtado estará, dia 19 de outubro (quarta-feira) em Passo Fundo, no IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. Apresentará a palestra “O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula”. Aprendizagem significativa é o que ocorre a partir de uma associação com aprendizagens anteriores, criando, inicialmente, um sentido e posteriormente um significado que permite a ampliação do repertório de quem aprende. O evento será na Universidade de Passo Fundo, para estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia, e dos PPGs (Letras e Educação) e professores da Educação Básica de Passo Fundo e região.

 

Pilas
Lançado apenas há uma semana, o Pilas R$ (Plataforma de Informações de Livre Acesso à Sociedade) já contabiliza 5.690 downloads. O aplicativo de celular permite acompanhar, em tempo real, as despesas e receitas do governo do Estado, ampliando a relação de transparência com a sociedade. O serviço está disponível para sistema Android (4.242 instalações até agora) e iOS (1.447 instalações). No aplicativo, o usuário pode fazer a consulta das Despesas e das Receitas do Estado, acessando informações divididas em Poderes, Órgãos, Áreas, Fornecedores, Servidores Públicos, Diárias e Informações de Tributos ou Receitas Recolhidas. As áreas de dados disponíveis no aplicativo são aquelas mais pesquisadas pelos usuários do Portal da Transparência em 2015 e início de 2016.

Operação Avante
A terceira fase da Operação Avante será lançada nesta sexta-feira (14), às 11h, em Tramandaí, no Litoral Norte. O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, estarão presentes ao evento, que ocorre na Praça da Tainha. O foco da Operação Litoral será o combate a homicídios, roubos a pedestres e a veículos em municípios da orla gaúcha. No total, 145 policiais militares atuam de sextas a domingos até 12 de dezembro.

Viagem Segura
Mesmo ocorrendo no meio da semana, o feriado de Nossa Senhora Aparecida contou com atenção especial das autoridades de trânsito. Em apenas 24 horas, foram fiscalizados 9.393 veículos, resultando em 1.873 infrações e no recolhimento de 222 veículos e de 71 carteiras de habilitação. A 64ª edição da Operação Viagem Segura registrou 72 acidentes, dos quais sete resultaram em mortes e 33 em lesões. Quarenta e seis pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito nas ruas e estradas gaúchas e houve oito óbitos no período. O combate à alcoolemia foi intensificado, com 633 condutores convidados a se submeter ao teste com etilômetro. Desse número, 16 foram autuados, com seis enquadrados como crime. 31 condutores recusaram-se ao teste e sofreram as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro - sete pontos na carteira, multa e retenção do veículo, além do recolhimento do documento de habilitação.


Mobilidade Urbana
O governo federal editou medida provisória (MP) que altera a Lei 12.587 de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A MP foi publicada na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial da União. O objetivo da MP foi mudar o prazo de três para sete anos para que os municípios elaborem o Plano de Mobilidade Urbana. O prazo também mudou de três para sete anos para que o Plano de Mobilidade Urbana seja integrado ao plano diretor municipal, existente ou em elaboração, contado da data de vigência da lei 12.587/2012. Encerrado o prazo, os municípios ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência estabelecida na lei.

 

Nossa Senhora Aparecida
O Santuário Arquidiocesano recebeu, durante toda quarta-feira, a visita de milhares de fiéis que aproveitaram a data para prestar homenagens a Nossa Senhora Aparecida. Na parte da manhã, foi realizada uma celebração. Na parte da tarde, organizada pelo Movimento de Casais Jovens e pela Catequese da área de Passo Fundo, a Romaria das Crianças envolveu os grupos de catequese e de movimentos infantis na celebração. Em razão da chuva, a programação aconteceu toda dentro do ginásio e, contou com a presença de mais de mil pessoas.

Gostou? Compartilhe