OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Enem

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar o local onde farão as provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O acesso ao cartão de confirmação de inscrição foi liberado hoje (19), às 15h, e está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Fies

O Ministério da Educação (MEC) reabriu o Sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) para renovação das matrículas do segundo semestre deste ano. A renovação, que geralmente ocorre no início do semestre, estava suspensa, devido a atrasos de pagamento. Os estudantes beneficiados podem acessar o sistema online e iniciar o processo de aditamento.

 Mestrado e doutorado

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para diversos programas de pós-graduação. Até 30 de novembro, podem se inscrever para a seleção interessados no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e no Mestrado Profissional em Computação Aplicada (PPGCA). Até 20 de janeiro de 2017, é possível se inscrever para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng).

Serviços
O volume dos serviços recuou 1,6% de julho para agosto deste ano, após crescimento de 0,7% em julho comparativamente a junho, fechando os primeiros oito meses de 2016 com queda acumulada de 4,7%.Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que, quando a comparação se dá com agosto do ano passado, a queda é ainda maior: de 3,9%. Neste caso, é a maior queda registrada pelo IBGE para os meses de agosto de toda a série histórica iniciada em janeiro de 2012. É também a 17ª taxa negativa consecutiva neste tipo de comparação.

Acordo
O presidente brasileiro Michel Temer e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, assinaram ontem (19), em Tóquio, um Acordo de Cooperação Para a Promoção de Investimentos em Infraestrutura. O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho para debater a parceria entre os dois países e inclui os setores de transporte e logística, tecnologia da informação e de comunicações e energia. A visita de Temer ao Japão incluiu também um encontro com empresários e investidores.

Presos provisórios

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse ontem (19) que o governo deve propor um mutirão para rever a situação de cerca de 100 mil presos provisórios em todo o país. “Nós precisamos fazer um grande mutirão de audiência de custódia para os presos provisórios sem violência ou grave ameaça. Eles não precisam estar dentro da penitenciária”, disse após participar da cerimônia de apresentação dos novos membros da Comissão de Anistia, no Memorial da América Latina, em São Paula.


Haiti
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que o arrecadado até o momento para assistência às vítimas do furacão Matthew, no Haiti, ainda não são suficientes. No último dia 10, a ONU havia feito um chamamento internacional, solicitando doações de US$ 120 milhões para ajudar aos 750 mil haitianos gravemente afetados pelo desastre. Além disso, mais de 1,2 milhão de pessoas, incluindo 500 mil menores, estão precisando de água potável e saneamento para evitar a propagação de doenças.


Mateada Rosa

No próximo sábado (22), a partir das 14 horas, acontece no Parque da Gare, em Passo Fundo (RS), a 3ª Feira de Saúde e a Mateada Rosa. O evento faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa de Passo Fundo. A comunidade pode participar realizando gratuitamente exames clínicos de mama, testes de visão, verificação de pressão, exames de glicose, avaliação auditiva, avaliação nutricional, física e de saúde bucal. 
Mais informações sobre a programação na fanpage oficial da campanha: www.facebook.com/acordacoragem/?fref=ts


Dia do médico

O Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, foi celebrado nesta terça-feira no Hospital da Cidade. Os médicos e residentes foram recebidos pela direção da instituição na Sala de Estudos Luiz Fragomeni, no Edifício Centenário. O Dia do Médico foi marcado, também pela inauguração da Unidade do Instituto de Patologia de Passo Fundo do Hospital da Cidade (IPPF- HC). Durante a cerimônia, um dos fundadores do IPPF, o professor Aventino Agostini foi homenageado pelo corpo clínico e direção médica e administrativa do Hospital da Cidade. Em sua homenagem a sala desta unidade recebeu a denominação de “Sala Professor Aventino Alfredo Agostini”.


Gestão de qualidade

O XI Prêmio Tchê de Qualidade apresentará o case do diretor de Negócios da Finger, Edson Finger, no próximo dia 26 de outubro, às 19h30min, no Teatro do Sesc. O tema abordado será “Uma gestão com resultados capaz de transformar ambientes para bem-estar das pessoas”. A iniciativa é do Comitê da Produção – Qualidade RS, que reconhece organizações que se destacam na gestão de qualidade e de práticas inovadoras nos 31 municípios de sua atuação – por meio da premiação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O evento tem apoio da Acisa e da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A presença deve ser confirmada pelo link https://goo.gl/forms/CdbWOEnLpydKkOWy1.  


SPC
O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base de dados do SCPC – apontou queda de 0,2% em setembro em comparação com agosto, descontados os efeitos sazonais. De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito, o índice negativo só aparece na comparação entre setembro e agosto deste ano, já que nos valores acumulados em 12 meses (período que abrange outubro de 2015 até setembro de 2016 contra os 12 meses antecedentes), o indicador aponta crescimento de 0,6% e na avaliação mensal contra setembro de 2015 houve alta de 0,5%

Gostou? Compartilhe