OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mudança no secretariado
Nesta quarta-feira(16), serão promovidas duas alterações na equipe de governo do prefeito Luciano Azevedo. As mudanças já estavam previstas e não deverão comprometer o andamento do trabalho que vem sendo realizado. Com a saída de Fabiano Bolner da direção do Hospital Beneficente Dr. César Santos – para retomar função que exerce junto ao Governo do Estado, na polícia civil – o comando da instituição ficará sob responsabilidade do advogado Róger Teixeira Borges, atual secretário de Cidadania e Assistência Social(SEMCAS). A SEMCAS passará a ser comandada pela atual secretária-adjunta da pasta, Elenir Chapuis, que tem longa trajetória na área de assistência social. No dia 01 de janeiro, assumirá o novo secretariado da gestão do prefeito Luciano e João Pedro.

 

Portugal I
O médico oncologista do Instituto do Câncer – Hospital São Vicente, de Passo Fundo, Dr. Luis Alberto Schlittler, esteve recentemente no Hospital São João, Serviço do Dr. Guilherme Macedo, em Portugal, para acompanhar as novas tecnologias no tratamento dos tumores gastrointestinais. Na oportunidade, o oncologista, que trabalha especificamente no tratamento dos tumores gastrointestinais, aproveitou para incrementar seu conhecimento nas áreas de ecoendoscopia diagnóstica e terapêutica, principalmente, direcionada aos tumores malignos de esôfago, estômago e pâncreas, que são bastante frequentes no Rio Grande do Sul.


Portugal II
Segundo Schlitter, o Centro de Tumores Gastrointestinais deste hospital é referência na Europa quanto ao uso de radioembolização para o tratamento de tumores de fígado ou tumores com metástases no fígado. “Esta tecnologia inovadora que usa partículas – microesferas radioativas de Itrio diretamente na artéria hepática do fígado, atua como uma radioterapia focada no fígado, sem causar danos ao tecido normal, atingindo somente as células do tumor maligno. Em casos bem selecionados as respostas são extremamente animadoras e duradouras”, constata o oncologista.


Prematuridade I
O Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo promove a Caminhada da Prematuridade, neste sábado, 19 de novembro, às 16h, na Praça Tamandaré. A caminhada é alusiva ao Dia Mundial de Sensibilização para Prematuridade (17 de novembro), quando são realizados eventos culturais em vários países. Para marcar a data iluminam-se monumentos com a cor roxo, símbolo da causa. A ideia, segundo a equipe multiprofissional que atua no ambulatório, é conscientizar a população, os profissionais da saúde e os governantes sobre a problemática da prematuridade, incentivando a reflexão e a mudança de práticas.


Prematuridade II
A Caminhada da Prematuridade é uma parceria da equipe do ambulatório do HSVP com a ONG prematuridade.com. Todos estão convidados a participar da Caminhada da Prematuridade. Vale salientar que no dia 19 de novembro é importante usar qualquer peça de roupa (camiseta, blusa) ou adereço (boné, lenço, bandana) em tons de roxo, cor símbolo da causa e nas redes sociais usar a hashtags #NovembroRoxo #DiaMundiadaPrematuridade. Mais informações pelo fone (54) 3316 4101.


Mérito Farroupilha
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, foi indicado para receber a Medalha do Mérito Farroupilha. A maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi proposta pelo deputado estadual, Juliano Roso (PCdoB). O deputado justifica a homenagem destacando que Azevedo tem uma profícua trajetória na vida pública, contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e cultura de nosso Estado”. Ao ser informado sobre a honraria Azevedo se manifestou afirmando “receberei como uma homenagem a Passo Fundo, nossa terra!”. A homenagem será realizada no próximo dia 24 de novembro, às 11 horas, no salão Júlio de Castilhos, na Assembléia Legislativa em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe