OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Comunicado aos leitores
Caros leitores, repetindo a experiência do ano passado, o Jornal O Nacional não vai circular às segundas-feiras durante os meses de janeiro e fevereiro. Os assinantes terão compensadas as oito edições do jornal em seus planos. O jornal circulará nos demais dias da semana e retorna com a edição de segunda-feira no dia 6 de março.


Tiro de laço I
O calendário 2016/2017 de provas campeiras da 7ª Região Tradicionalista segue na programação do Parque de Rodeios da Roselândia. Neste sábado e domingo, acontecerá o Torneio de Tiro de Laço do Piquete de Laçadores Sebastião Luis de Ávila, ligado ao Centro de Tradições Gaúchas Moacir da Motta Fortes. Para deixar o parque pronto para receber tradicionalistas de toda a região, a Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur), em parceira com as secretarias de Transportes e Serviços Gerais de Obras, organizou um cronograma de serviços de poda de árvores, roçada, limpeza e serviços gerias, além de ajustes na iluminação da cancha, dos espaços para o público e acessos. 

Tiro de laço II
Segundo o presidente da Passotur, Diorges Oliveira, são esperados mais de 400 cavaleiros e público superior a mil pessoas nos dois dias de evento. Também haverá comercialização de produtos campeiros e praça de alimentação. O calendário de provas continua nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, com a realização da Festa Campeira, organizada pela 7ª Região Tradicionalista. 


Nota da JBS
A JBS esclarece que, tão logo recebeu as orientações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), vem realizando os investimentos necessários para implantação das melhorias recomendadas. A companhia informa ainda que as questões mencionadas no relatório de fiscalização do órgão estão sendo debatidas em inquérito civil conduzido pelo Ministério Público do Trabalho - RS.


Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) abre, nesta segunda-feira (16/01), as inscrições para o Vestibular Complementar de Verão. O processo seletivo acontece no dia 13 de fevereiro com vagas para cursos na modalidade presencial para o primeiro semestre de 2017. A inscrição pode ser feita até o dia 12/02 no site vestibular.upf.br.

Escola de educação infantil
A comunidade do Bairro Santa Maria vai receber uma nova escola de educação infantil. O local terá 900 metros quadrados, na Rua Leopoldo Vila Nova, esquina com a Rua Pinheiro Machado. O espaço deverá atender aproximadamente 120 crianças de 0 a 6 anos. A nova EMEI da Santa Maria apresenta um projeto de pavimento com cinco salas de aula e uma sala multiuso, partes que já estão sendo concluídas. No total, a estrutura é composta por dois blocos interligados por circulação coberta, pátio coberto, playground e refeitório. O projeto observa a acessibilidade, como: rampa, piso tátil e sanitários para adultos e crianças com adequações para pessoas com deficiência. A escola do Bairro Santa Maria está sendo construída com recursos federais, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recursos próprios da Prefeitura.

 


Blindagem

O crescimento da violência e o comprovado poder de armamento nas mãos de criminosos, muitas vezes, superior aos utilizados pelas forças de segurança pública, deixam os agentes policiais à mercê da insegurança no combate à criminalidade. Tais fatos levaram o deputado estadual, Juliano Roso (PCdoB), a elaborar projeto de lei que obriga as novas viaturas operacionais dos órgãos de segurança pública a contar com blindagem balística para assegurar a proteção dos seus ocupantes. Pelo projeto, a blindagem passa a ser obrigatória nos novos veículos, adquiridos por licitação própria, em favor das polícias Militar, Civil e Susepe.

Ambulância do Samu
Em resposta a matéria que mostrou que Passo Fundo ficou fora da lista dos municípios que receberam novas ambulâncias do Samu, o Ministério da Saúde (MS) informou que Passo Fundo descumpriu requisito para renovação. Confira a nota na integra. “O Ministério da Saúde informa que o município de Passo Fundo não foi contemplado porque descumpriu requisito para renovação, previsto na portaria nº 1.010/GM/MS, de 21 de maio de 2012, que normatiza e regulamenta o serviço: habilitação pendente. Cabe esclarecer que as solicitações de ampliação e renovação de frota e reserva técnica serão analisadas pela área técnica do Ministério e poderão ser atendidas quando houver disponibilidade, desde que estejam em conformidade com a legislação e os critérios constantes do site www.saude.gov.br/samu”.

Gostou? Compartilhe