OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Índice de confiança I
O setor produtivo gaúcho começa a virada do ano demonstrando maior otimismo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta segunda-feira (23), subiu de 50,5 para 51,7 pontos entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017. É o maior nível de confiança para o mês nos últimos três anos. ?O resultado confirma que a confiança da indústria no Estado passa por um processo de acomodação, embora ainda em um nível baixo, um pouco acima dos 50 pontos?, diz o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. 


Índice de confiança II
No entanto, em janeiro os empresários gaúchos percebem piora na situação dos negócios em comparação com os últimos seis meses. Isso é revelado pelo Índice de Condições Atuais, que recuou 0,6 ponto na margem e começou 2017 com 45 pontos. Em janeiro de 2016, porém, a situação era ainda pior, e o índice estava em 30. Os índices da economia brasileira e das empresas pouco mudaram, caindo, respectivamente, de 41,6 para 41,2 pontos e de 47,6 para 47 na passagem de dezembro de 2016 para janeiro de 2017.

Haitianos
O Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho e o Departamento de Migrações do Ministério da Justiça prorrogaram para maio de 2017 o prazo para permanência de haitianos que estão com status migratório provisório no Brasil. O adiamento foi motivado pelas dificuldades para a solicitação do registro dos haitianos em algumas cidades. A concessão de permanência no Brasil foi autorizada no fim de 2015 para 43.781 imigrantes haitianos que entraram no país pela fronteira com o Acre, a partir de 2010, e não se enquadram na condição de refugiados.

 

Transporte escolar
As empresas que prestam serviço de transporte escolar têm até o dia 10 de fevereiro para proceder com a renovação de alvará junto à Prefeitura de Passo Fundo. O procedimento é necessário para que possam continuar operando no município. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, precisam estar atentos a este prazo os proprietários das 25 empresas que prestam serviço para a Secretaria de Educação no transporte dos estudantes, que são responsáveis pelos 33 veículos que realizam esta atividade. O alvará dessas empresas venceu em 31 de dezembro de 2016. Além destas, outras 17 empresas de transporte escolar, que operam com um total de 29 ônibus na prestação de serviço particular, também precisam fazer a renovação de alvará.


Espaço kids
O Clube Juvenil está oferecendo aos seus associados, o Espaço Kids. Através de atividades educativas, peças teatrais, recreação, contos de histórias e brincadeiras, os pequenos associados Juvenilistas, entre 03 e 09 anos, tem a possibilidade de ganhar conhecimento, fazer novas amizades e de estarem em um local seguro, enquanto os pais fazem alguma atividade física no Clube, como musculação, treinamento funcional, natação ou qualquer outra. As atividades são monitoradas e acompanhadas por uma recreacionista, especialista na área de entretenimento infantil. O serviço será oferecido de Segunda a Sexta-feira das 17h às 21 horas no Salão de festas Juvenil Kids, com custo de R$ 10,00 por dia, que deverá ser pago na recepção da academia.

 

Prouni
O Ministério da Educação divulgou o calendário de inscrições ao Programa Universidade Para Todos (Prouni). O período inicia no dia 30 de janeiro e se estende até dia 2 de fevereiro, devendo ser realizadas exclusivamente no site http://siteprouni.mec.gov.br/. A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF), oferece 1.303 bolsas para o primeiro semestre de 2017. A UPF disponibiliza 272 bolsas integrais (100%) destinadas a brasileiros que não tenham diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse o valor de até um salário mínimo e meio, e 1.031 bolsas parciais (50%), também destinadas a brasileiros que não tenham diploma de curso superior e com renda familiar mensal per capita inferior a três salários mínimos. Confira a relação dos cursos e das bolsas ofertadas acessando o Portal UPF: www.upf.br. Informações sobre as vagas podem ser obtidas junto à Central de Informações da UPF, pelo telefone (54) 3316-7000.


Aula Magna
A Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo promove, no dia 08 de março, a Aula Magna 2017 que integra o Programa de Formação Docente da Instituição. A atividade, destinada a todos os docentes da UPF, acontece no Centro de Eventos, a partir das 19h30min e terá como palestrante o professor Dr. Miguel Zabalza Beraza, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site www.upf.br/agenda, no link Inscrições para eventos. 

 

Perda e roubo de documentos
Quem perde ou tem os documentos roubados deve ter cuidados fundamentais para evitar o uso indevido de seus dados. Além de registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), o consumidor deve informar ao Serviço Central de Proteção ao Crédito sobre a perda ou roubo para bloquear os documentos e reduzir riscos. O Balcão de Atendimento do SCPC Passo Fundo oferece gratuitamente o serviço. Segundo o diretor, Valter Ceolin, o alerta deve ser feito em casos de perda ou roubo de documentos, cartões e talões de cheques após o registro de B.O. O Balcão funciona de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30, na Rua General Netto, 443, andar térreo.

Gostou? Compartilhe