OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Limpeza nos cemitérios
A intensificação dos serviços de limpeza na cidade é comum nesta época do ano, devido ao clima quente e chuvas. Os cemitérios são espaços que ganham atenção para limpeza nas áreas comuns, com trabalhos de roçada e capina pela Prefeitura de Passo Fundo. Após atender o Cemitério da Vera Cruz e do Jardim da Colina, a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais continua a limpeza, desta vez, no Cemitério da Petrópolis. Segundo o secretário da pasta, Cristiam Thans, o crescimento da vegetação é mais rápido nessa época do ano, quando também há uma maior proliferação de insetos. “Após a realização dos serviços buscamos dar manutenção e atender todas as regiões”, disse ele. Ainda, é importante ressaltar que a limpeza de túmulos, jazigos e gavetas é de responsabilidade das famílias. O cuidado especial deve ser dado aos pratos das plantas, evitando sempre que os recipientes fiquem com água parada.; a orientação é para que a comunidade utilize areia. Com esses cuidados, é possível combater a proliferação de insetos, principalmente do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.

Ingresso especial

O período para solicitação de ingresso especial na Universidade de Passo Fundo (UPF) encerra nesta segunda-feira, 27 de fevereiro. Dividido em três modalidades, o ingresso especial pode ser feito por estudantes que estejam cursando sua graduação em outra instituição e gostariam de pedir transferência, por quem já realizou uma graduação e pretende ingressar em outra por meio do reingresso, ou por quem está com o curso trancado e quer retomar os estudos optando pela reabertura. Todas as informações pertinentes à transferência, ao reingresso e à reabertura de matrícula podem ser encontradas no sitewww.upf.br/ingressoespecial.

Feriadão
A Universidade de Passo Fundo (UPF) não terá atendimento nesta segunda e nesta terça-feira, dias 27 e 28, em virtude do feriadão de Carnaval. As atividades retornam ao normal na quarta-feira (01/03).

Rua fechada

A Secretaria de Obras informa que a rua Capitão Eleutério estará fechada nesta quarta-feira, 1º de março, a partir das 7h30 no trecho que fica entre a esquina da rua General Osório e esquina da rua Independência. O fechamento vai se dar porque equipes da Prefeitura estarão realizando conserto de tubulação no local. Durante o período, a Guarda Municipal estará no local para orientar os motoristas.?

 

Comung
O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), presidido pelo Reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, deu início aos encontros para colocar em prática as ações de 2017. A primeira reunião da Diretoria ocorreu nessa quarta-feira (22/02), na sede do Consórcio, em Porto Alegre. Segundo José Carlos, o momento foi de retomar as atividades e organizar os rumos para o ano. Entre as pautas, estiveram o apoio à indicação do professor Vilmar Thomé ao Conselho Nacional de Educação (CNE), a programação do V Fórum de Gestão e Inovação do Comung e a organização da próxima Assembleia de Reitores. “Tivemos um momento importante de retomada das atividades. Queremos seguir fortalecendo as universidades comunitárias gaúchas, construindo, de forma coletiva, o desenvolvimento das instituições”, destacou. Participaram do encontro as reitoras Lia Maria Herzer Quintana, da Urcamp, e Carmen Lúcia de Lima Helfer, da Unisc.

Preservativos para o Carnaval

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Vigilância em Saúde, distribuiu 170 mil preservativos para este carnaval. As unidades estão à disposição da população em todas as unidades de saúde do município e também foram entregues em empresas, postos de gasolina, casas noturnas e bares que estarão funcionando nos próximos dias. Além disso, foram entregues ainda para os organizadores dos blocos que carnaval para que façam a distribuição entre seus integrantes. “Além dos preservativos distribuímos também os dispenseres, onde estão depositados os preservativos para ficarem ao alcance de todos”, esclarece a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Gosh. De acordo com ela, a distribuição é gratuita e este montante é apenas para o período da folia de carnaval. “Vale lembrar que além dessa ação, ao longo de todo o ano também é feita a distribuição gratuita em todas as unidades de saúde de maneira ilimitada. Basta que as pessoas procurem as unidades para buscar”, salienta.


Reclamações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, no ano passado, 3,91 milhões de reclamações de consumidores nos seus canais atendimento, como call center ou internet. O serviço de telefonia móvel foi o mais reclamado, com 47% do total. Os serviços de telefonia fixa receberam queixas de 24,1% dos consumidores, sendo 14,9% delas sobre o serviço de banda larga fixa e 13,1% sobre a TV por assinatura. O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, que representou 32,8% do total, seguido por reclamações sobre a qualidade dos serviços, funcionamento e reparos. O número de queixas registradas no ano passado foi menor do que as recebidas em 2015, quando foram feitas 4,08 milhões de queixas à agência reguladora.

 

Gostou? Compartilhe