OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Segurança
Os alunos e comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Catarina, no bairro Ipiranga, receberam a construção do muro ao redor do local. A obra foi possível através de uma medida compensatória interpelada pela Prefeitura de Passo Fundo e está em fase de conclusão, com previsão de finalização até o início do mês de abril. “Essa obra vem garantir melhor segurança para as crianças da escola que usam a quadra de esportes”, salienta a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert. Além do muro que protege a quadra e evita que os alunos tenham acesso direto ao passeio público, também foi realizada a troca da cerca que fica em torno da escola. “A diretora da escola fez a solicitação e conseguimos viabilizar através dessa medida compensatória, que acontece quando uma grande empresa é beneficiada pelo município e precisa compensar o impacto causado com alguma obra de caráter social”, explica Ana Paula.

Reajuste

A segunda reunião para tratar da reposição salarial dos servidores municipais terminou sem acordo entre Prefeitura e Simpasso nesta segunda-feira (13). O Município ofereceu 3% de reajuste, mas a proposta foi rechaçada pelo sindicato. Ao lembrar as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras de todo o país, em função da crise econômica nacional, o secretário de Finanças, Dorlei Maffi, observou que cada 1% de reajuste representa cerca de R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos. Nova reunião deve ser agendada para os próximos dias, a fim de dar sequência às negociações.

Reforma na Previdência 
A Câmara de Vereadores de Passo Fundo através da Comissão de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos promove, na próxima quinta-feira (16), uma Audiência Pública para tratar sobre a reforma da previdência social. Com a participação de entidades, sindicatos de classe e sociedade civil, o encontro acontece às 19h, no Plenário Sete de Agosto.

Farmácia Central

No início da tarde de ontem (13), uma longa fila formou-se em frente à Farmácia Central de Passo Fundo, local de distribuição de medicamentos fornecidos pelo município e pelo Estado. De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Arthur Rosa Filho, o motivo da fila foi o fechamento do local na última sexta-feira, o que fez com que muitas pessoas precisassem retornar na segunda. “Está sendo feita uma dedetização em diversos lugares e na sexta-feira foi a vez da Farmácia Central, então ela precisou ficar fechada nesse dia”, explica. O secretário também garante que a falta de medicamentos registrada no fim de janeiro já foi resolvida. “Realizamos uma nova compra de medicamentos em janeiro e ela chegou no dia 15 de fevereiro. Pelo menos 99% dos remédios estão disponíveis novamente”.

Acúmulo de lixo

Populares reclamam do frequente acúmulo de lixo na esquina da Rua Capitão Eleutério com a Rua Independência. O proprietário de um estabelecimento nas proximidades afirma que o lixo não vem sendo recolhido e deixa cheiro forte, atrapalhando quem trabalha ou reside no local.

Palestra

O Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores (Sindicontábil) de Passo Fundo promove para seus associados, café da manhã com palestra sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, feita pelo auditor da Delegacia da Receita Federal em Passo Fundo, Cláudio Morello. O evento ocorre hoje, às 8h30min, na sede do Sindicontábil (Rua 7 de Agosto, 448). Para associados em dia com suas contribuições e para os profissionais da contabilidade que estão com a contribuição sindical paga, a palestra é gratuita. Para os demais participantes o valor é de R$100,00. Informações e inscrições pelo site http://www.sindicontabilpf.org.br/ ou pelo fone (54) 3312-2440.

Pesquisa e inovação

Em comemoração aos 40 anos do Programa de Pesquisa em Aveia e aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) e do stricto sensu UPF, a Universidade de Passo Fundo promoverá solenidade no dia 22 deste mês, às 14h, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I. Na ocasião, haverá palestra do engenheiro agrônomo Luiz Carlos Federizzi, coordenador da Área de Ciências Agrárias I da CAPES e professor Titular da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Técnicas de maquiagem I

O Senac Passo Fundo oferece curso de Técnicas de Maquiagem, objetivando qualificar profissionais para trabalhar na aplicação de diferentes técnicas de maquiagem. As aulas iniciam no dia 10 de abril e acontecem nas segundas-feiras, das 8h às 12h. Com carga horária de 96 horas, o curso tem como pré-requisitos a idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental até o 5º ano (4ª série).

Técnicas de maquiagem II

Matrículas para a capacitação devem ser feitas no Senac Passo Fundo, localizado na Av. Sete de Setembro, 1045. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.

Inflação

O mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,36% para 4,19%, de acordo com o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas, pelo Banco Central (BC). A projeção para a inflação este ano está abaixo do centro da meta, que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa não foi alterada – continua em 4,5%.

Gostou? Compartilhe