OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Escola da Vila Luiza I

A Escola Modelo de Educação Infantil da Vila Luiza segue com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 31 de março. Por ser o último dia, haverá uma escala de plantão, das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. A escola está localizada na Rua Coronel Gervásio Annes, esquina com a Rua Ismael de Quadros, em frente ao CAIS. A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, ressalta a importância de apresentar o comprovante de endereço em nome dos pais ou responsáveis da criança no momento da inscrição. O documento é necessário pelo critério de zoneamento, instituído em toda a rede municipal de ensino e que dá prioridade para as crianças que moram no bairro e região.

Escola da Vila Luiza I

Além do zoneamento, outro critério será utilizado para garantir a matrícula: prioridade para crianças que não têm vaga em nenhuma escola. O atendimento vem sendo realizado de maneira organizada e tranquila, como conta diretora Fabiane Luli. “Na primeira semana tivemos um movimento mais intenso, que diminuiu nessa segunda semana. A maior procura é pelo berçário e maternal I, na faixa de 0 a 3 anos. Até o momento, foram aproximadamente 340 inscrições”, disse ela. 

Documentos

São necessários os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento da criança, cópia de identidade e CPF dos pais ou responsáveis legais e comprovante de endereço em nome dos pais ou responsáveis legais.

Matrículas

Após o encerramento do período de inscrições, as fichas serão analisadas para efetivação das matrículas dos alunos.

Bicicletas compartilhadas

Ponto de referência para dar suporte aos usuários, além de realizar cadastros e oferecer orientações, a Central de Atendimento do Sistema de Bicicletas Compartilhadas passará a atender no espaço físico em novo horário a partir de 01 de abril. O local, que fica na Rua Independência, 1165 – Centro, abrirá das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Para qualquer dúvida fora deste horário e nos finais de semana, os usuários têm à disposição um número de plantão com WhatsApp (54) 9 9631-7808. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (54) 3046-1363. 

Defesa do Trabalho I

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) promove nesta sexta-feira (31), às 11h, um Ato Público em Defesa da Justiça do Trabalho. O evento acontecerá no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1.432, bairro Menino Deus). A expectativa é reunir magistrados, servidores, procuradores, advogados, peritos, representantes de entidades de classe, trabalhadores, empregadores e demais cidadãos que defendem a existência da Justiça Trabalhista no país.O ato será realizado em todo o Brasil na mesma data, marcando o lançamento de uma campanha nacional conjunta dos Tribunais do Trabalho. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os relevantes serviços prestados pela Justiça Trabalhista, instituição que pacifica greves e equilibra a relação entre capital e trabalho, garantindo direitos sociais em sintonia com a necessária preservação da atividade econômica. O ato também pretende alertar para a constante ameaça de fragilização da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais.

Defesa do Trabalho II

O ato contra as reformas trabalhista e previdenciária, em Passo Fundo, será a partir das 11h, em frente ao prédio da Justiça do trabalho, na General Osório.  Servidores Públicos e juízes participarão do ato.

Congresso de folclore

Em maio, entre os dias 20 e 27, Passo Fundo recebe o II Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição. Promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o evento conta com apoio da Prefeitura de Passo Fundo para realizar palestras, apresentações e oficinas nas escolas municipais de ensino fundamental. As atividades com os alunos acontecerão no dia 25 de maio. Os países participantes desta edição serão México, Costa Rica, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Polônia. Ainda, participará um grupo brasileiro de São Paulo. Promover o folclore e apresentar os espetáculos para a comunidade, ocupar os espaços públicos e valorizar os artistas são alguns dos principais objetivos. 

Dezert Sons

Formada pelos músicos Josias Graboski, Rodrigo Brites e Júnior Silveira, a banda passo-fundense Dezert Sons estará representando o Brasil no Festival Internacional de Música Alternativa Guarani World, neste fim de semana. Os artistas levarão à cidade de Corrientes, na Argentina, o Projeto Histórias do Rock n’ Blues – remetendo ao trabalho autoral da banda, que carrega Rock e Blues como fontes sonoras e encontra inspiração em artistas como Robert Johnson, Jimi Hendrix e Led Zeppelin. Artistas da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai também estarão presentes no festival. Interessados, podem conferir o trabalho da banda através da página facebook.com/dezertsons

Filantropia

Uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 30, no Palácio Piratini, marcou a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) da Ascar-Emater/RS, garantindo a continuidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) oficial do Rio Grande do Sul, que atendem a 222 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária e aquicultores em todo o Estado. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, deputados estaduais e federais, secretários de estado, do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, representantes de entidades ligadas ao setor e dos públicos assistidos pela Aters gaúcha, entre outras lideranças.  

 

Gostou? Compartilhe