OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Passeio Ciclístico

O Clube Recreativo Juvenil em parceria com o Sicredi promoverá a segunda edição do Passeio Ciclístico no dia 26 de março de 2017. O evento de caráter esportivo busca incentivar o uso de bicicletas como atividade física, além de alertar para a promoção de um ambiente sustentável. Nesta edição, o percurso estipulado é de 6km, com saída em frente ao Clube Juvenil – Centro. O evento é destinado a sócios e não-sócios da entidade. O valor da inscrição é de R$10,00 para não sócios, já para os sócios a inscrição é gratuita. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de março na secretaria do Clube e na Loja Gigante Bike.

Canteiro central

O Vereador Ronaldo Rosa (SD), através de um Pedido de Providências, protocolado no Legislativo Municipal, solicita ao Executivo estudo para a retirada do canteiro central, na esquina da Rua Morom com General Neto, próximo ao Posto de Informações. De acordo a proposta, a finalidade é organizar e facilitar o tráfego dos motoristas, sem que seja necessário realizar o retorno em frente ao Fórum para acessar novamente a Rua Morom. Sendo essa também mais uma alternativa para o acesso ao Bairro Boqueirão e outras regiões da cidade. A demanda encaminhada pela Diretoria da Associação Mais Morom é uma reivindicação antiga dos empresários, que para incrementar o setor do comércio e a prestação de serviços, precisam contar com o fluxo adequado de pessoas e a facilidade no acesso, como destaca o Vereador.

Mountain Bike I

O campus da Universidade de Passo Fundo (UPF) em Lagoa Vermelha voltará a sediar uma competição de ciclismo. No domingo, dia 19 de março, ocorre a II Copa Lagoa UPF de Mountain Bike, reunindo atletas do sul do Brasil. A prova é válida pelo ranking nacional e pelo campeonato estadual, sendo dividida em várias categorias, tais como feminino, masculino, infanto, juvenil, estreante, municipal, veterano, máster, elite, entre outras. Constituído de um circuito técnico e competitivo de 3.800m, o evento esportivo tem previsão de largada para as 8h.

Mountain Bike II

Interessados em participar poderão fazer a inscrição no dia e local da Copa, a partir das 7h. Haverá premiação em troféu para os cinco primeiros colocados nas modalidades. O ciclista da UPF, Ricardo Machado, integra a comissão organizadora. A II Copa Lagoa UPF é uma realização da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) e conta com o apoio da Universidade, da Prefeitura de Lagoa Vermelha e de Ricardo Bicicletas.

Jornada Nacional de Literatura I

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo realizam, no dia 21 de março, a solenidade de lançamento da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. O evento, que reunirá imprensa, autoridades e parceiros das Jornadas, será realizado às 18h30min, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. A Jornada acontecerá de 2 a 6 de outubro de 2017. As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007.

Jornada Nacional de Literatura II

As Jornadas Literárias caracterizam-se como uma das maiores movimentações literárias da América Latina e, neste ano, quando completam 36 anos de existência, passam por uma importante remodelação. As atividades, além de serem realizadas na UPF, serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e os “Caminhos das artes”. Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens: espaços batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados. A movimentação cultural reúne leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo de formar leitores multimidiais, críticos e esteticamente sensíveis.

Demanda por crédito I

A demanda do consumidor por crédito, de acordo com os dados nacionais divulgados pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016 até janeiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,2%, enquanto na análise interanual (contra o mesmo mês do ano anterior) houve queda de 1,9%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 14,7%, enquanto para o segmento não-financeiro a diminuição foi de 5,9%. Entretanto, ambos componentes demonstraram novamente desacelerações em comparação com as últimas aferições, indicando uma possível inflexão de tendência.

Demanda por crédito II

Para o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, apesar das melhorias econômicas já em curso, os resultados do indicador ainda mostram uma demanda por crédito fragilizada. “Fatores como altas taxas de juros, rendimentos negativos e desemprego ainda se mostram como reflexos de um cenário que gera cautela no consumo por parte das famílias”, enfatiza. Apesar disso, de acordo com Ceolin, a perspectiva de redução de juros e de inflação deverão aumentar a confiança dos consumidores e, consequentemente, contribuir para a retomada do crescimento da procura por crédito a partir do segundo semestre deste ano.

Gostou? Compartilhe