OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Qualificação profissional
A grande procura pelos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Passo Fundo através da Universidade Popular (UP) prova a preocupação da administração municipal em oferecer cursos de qualidade gratuitos à comunidade. Esse investimento na formação de profissionais está se refletindo no número de pessoas que tem buscado as vagas oferecidas nos 22 cursos da UP, vinculada à Secretaria de Educação, o que, para a coordenadora, é motivo de comemoração. Para quem quer concorrer a uma destas oportunidades de cursos, deve estar atento ao início do período de inscrições para o segundo semestre, que começa na primeira semana do mês de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Passo Fundo e a chamada é feita pela ordem dos inscritos. Quem não conseguir vagas de início, pode ficar na lista de espera e poderá ser chamado conforme os ajustes vão sendo feitos durante o semestre. Informações pelo telefone (54) 3315-6997.

Os cursos oferecidos
- Auxiliar administrativo I e II
- Cabeleireiro
- Corte e Costura I e II
- Inglês I
- Manicure e Pedicure
- Designer de Sobrancelha
- Informática
- Patch Work I e II
- Maquiagem
- Estética Facial
- Depilação
- Espanhol
- Barbeiro
- Hotelaria
- Crochê e Tricô
- Pintura em Tecido
- Costura Industrial
- Português para Estrangeiro
- Gastronomia II

Lounge da Saúde

Na próxima sexta-feira (07), Dia Mundial da Saúde, o Bella Città Shopping, a Argos Emergências Médicas e a Clínica Kozma oferecerão gratuitamente exames como medição de glicose, além de aferição da pressão arterial e IMC, orientação nutricional e informações sobre saúde em geral. O Lounge da Saúde estará localizado no térreo, próximo à entrada do supermercado da Comercial Zaffari e funcionará das 10h às 22h.

Bairro a Bairro I

A Prefeitura de Passo Fundo organiza a 36ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro, que acontecerá neste sábado (8), na comunidade do Santo Antônio da Pedreira. Como em todas as edições, o bairro que recebe o programa ganha melhorias. As secretarias de Obras, de Transportes e Serviços Gerais e de Segurança Pública já realizam trabalhos de limpeza, infraestrutura, mobilidade urbana e sinalização das ruas. A preparação antecipa o evento, que leva os serviços da administração municipal para os bairros, com toda a estrutura para poder atender o cidadão.

Bairro a Bairro II

Os participantes do programa contam com a presença das secretarias, além do Gabinete do Prefeito, um espaço para estreitar o diálogo com as pessoas que buscam soluções ou deixar sua contribuição para a cidade. Entre algumas ações do programa estão: serviços de assistência social e atualização do Cadastro Único; esclarecimentos sobre programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida; orientações de prevenção de doenças, testes rápidos e escovação para crianças; distribuição de medicamentos do Programa Farmácia Mais Perto; orientações sobre direitos do consumidor; corte de cabelo, manicure e massoterapia;  e Escolinha de Trânsito.

Intercâmbio em família

Os programas de intercâmbio em família têm ganhado muitos adeptos no Brasil e, dentre os destinos preferidos estão Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Atenta a essa demanda, a CI – Intercâmbio e Viagem, de Passo Fundo, promove um encontro no próximo sábado (8), para orientar sobre esse programa e as opções de países que oferecem essa opção de cursos. A atividade inicia às 14h30min e acontece na sede da CI, na Rua Capitão Eleutério, 680.

Instituto do Câncer I

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) inaugurou, na última terça-feira (4), o Instituto do Câncer Hospital São Vicente. O HSVP investiu na reformulação estrutural do serviço, em espaços agradáveis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como convênios e particular. A oncologia infantojuvenil dedica-se exclusivamente aos pacientes de 0 a 19 anos e o trabalho humanizado é a marca no tratamento de crianças e adolescentes. Além disso, a radioterapia ampliou sua capacidade de atendimento com a instalação do segundo acelerador linear.

Instituto do Câncer II

Como projetos futuros, o Instituto do Câncer Hospital São Vicente tem a implantação de uma unidade de transplante de células progenitoras hematopoéticas, conhecido como transplante de medula óssea. A área de diagnóstico será ampliada com a aquisição de uma nova máquina de ressonância magnética e do PET CT. O novo grupo de pesquisas do Instituto do Câncer está conectado a diversos centros de pesquisa do mundo, a fim de oferecer tratamentos inovadores aos pacientes.

Pedágio Solidário

O Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc), órgão da Universidade de Passo Fundo (UPF) vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), informa que o 3º Pedágio Solidário, que seria realizado neste sábado (8), terá nova data. A ação foi adiada em razão das condições climáticas previstas para este dia. O pedágio, que irá captar recursos para a quinta edição do Acampamento da Criança com Diabetes, será realizado em maio, ainda sem data definida.

Lava Jato

A Procuradoria-Geral da Suíça divulgou ontem (5) um relatório em que informa ter mais de 60 inquéritos criminais em curso relacionadas à Operação Lava Jato. O documento destaca que mais de mil contas em bancos suíços já foram examinadas por conexão com o esquema de corrupção na Petrobras. O relatório, que resume os resultados do trabalho da procuradoria suíça em 2016, destaca ainda já terem sido confiscados, no âmbito da Lava Jato, mais de R$ 3 bilhões em contas de bancos suíços desde abril de 2014, dos quais R$ 615 milhões foram devolvidos às autoridades brasileiras.

Bairro a Bairro I

A Prefeitura de Passo Fundo organiza a 36ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro, que acontecerá no próximo dia 08 de abril, na comunidade do Santo Antônio da Pedreira. A edição marca a volta das atividades do programa, que foi temporariamente suspenso devido ao período eleitoral de 2016. Como em todas as edições, o bairro que recebe o programa ganha melhorias. As secretarias de Obras, de Transportes e Serviços Gerais e de Segurança Pública já realizam trabalhos de limpeza, infraestrutura, mobilidade urbana e sinalização das ruas. A preparação antecipa o evento, que leva os serviços da administração municipal para os bairros, com toda a estrutura para poder atender o cidadão. Os participantes do programa contam com a presença das secretarias, com suas equipes e secretários, além do Gabinete do Prefeito, um espaço para estreitar o diálogo com as pessoas que buscam soluções ou deixar sua contribuição para a cidade. 

Bairro a Bairro II

Nesta edição o Bairro a Bairro vai contar com uma miniexposição de fotografias do Museu Histórico Regional (MHR). Além da comunidade poder conferir, também será possível participar. Quem tem fotos antigas do bairro poderá fazer uma doação ao museu ou levar a foto para ser digitalizada e contribuir com o acervo. Haverá ainda uma exposição do Corpo de Bombeiros e a participação do Passo Fundo Fusca Clube com alguns dos veículos que dão nome ao clube. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estará presente para realizar encaminhamento referente às vagas de estágio e aprendiz. Já o Balcão do Consumidor irá orientar e esclarecer dúvidas dos moradores. 

Gostou? Compartilhe