OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Dia do Desafio I

Para dar início aos preparativos do Dia do Desafio 2017, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza, nesta terça-feira (16/05) o lançamento do Dia do Desafio 2017, em todo Rio Grande do Sul. O município de Passo Fundo será a anfitriã da Região do Planalto e reunirá autoridades locais, imprensa e celebridades esportivas para apresentar as ações que serão desenvolvidas em mais de 120 municípios. O encontro acontece a partir das 14h, no Sesc Passo Fundo. Estarão presentes as cidades de abrangência dos Sesc Passo Fundo, Carazinho, Erechim e Frederico Westphalen, com seus prefeitos e coordenadores. O objetivo é fortalecer e solidificar as ações do DDD na Região.

Dia do Desafio II

O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio – neste ano dia 31. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Comércio

Um dia após o Dia das Mães, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo divulgou a queda de 4% nas vendas em relação à mesma data no ano passado no Rio Grande do Sul. Como o Dia das Mães é a segunda maior data para o movimento do varejo, a projeção era que as vendas se igualassem aos R$ 400 milhões de 2016. Conforme o presidente da AGV, Vilson Noer a chuva e as temperaturas mais amenas foram os principais motivos para a queda.

Maio Roxo

A campanha Maio Roxo pretende chamar a atenção da sociedade e atuar na conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa). Em alusão à campanha, o Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo promove ações de conscientização e prevenção no Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, lembrado em 19 de maio. Serão oferecidas orientações médicas sobre a Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, além de orientações nutricionais. A Feira de Saúde acontece das 8h às 12h, na Central de Consultas do HC.

Licenciaturas I

Já pensou em seguir a carreira de professor? A Universidade de Passo Fundo (UPF) tem tradição na formação docente e oferece incentivos para os vestibulandos que desejam ingressar nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras – Português e Inglês e Pedagogia por meio do ingresso no Vestibular de Inverno 2017. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 5 de junho.

Licenciaturas II

Os cursos de licenciatura fazem parte do Grupo 1 e têm gratuidade na inscrição.  A prova será no dia 10 de junho e os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, que será das 14h às 15h30min. A UPF oferece gratuidade de 50% nas mensalidades dos cursos de licenciatura, por meio do Programa de Bolsa FUPF (lei nº 12.101/09). O programa é regido por edital. Neste vestibular, o benefício está previsto para todos os cursos de licenciatura no Campus Passo Fundo: Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras – Português e Inglês e Pedagogia.

Economia

A atividade econômica cresceu 1,12% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre de 2016. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado ontem (15), em Brasília. O indicador mostra que o país saiu da sua maior recessão econômica, com registro de retração nos dois últimos anos. Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país), indicador oficial calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve queda de 3,8%. No ano passado, o PIB encolheu 3,6%.

Pós-gradução EAD

Para quem quer incrementar o currículo e se destacar no mercado de trabalho, as especializações são uma ótima opção. Pensando nisso, o Senac Passo Fundo está com matrículas abertas para cursos de Pós-Graduação na modalidade de ensino a distância. Estão disponíveis mais de 20 opções de cursos nas áreas de Educação, Gestão, Meio Ambiente, Produção de Alimentos, Tecnologia da Informação, Turismo e Saúde. O prazo para inscrições segue até o dia 31 de julho. Mais informações podem ser obtidas através do site www.senacrs.com.br/pos ou pelo telefone (54) 3313-4599.

Enem

Em uma semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 3.417.104 inscrições, segundo balanço divulgado na manhã de ontem (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A expectativa é que mais 3,5 milhões se inscrevam até o fim do prazo, às 23h59, no horário de Brasília, de sexta-feira (19). Os interessados em participar do exame podem se inscrever pela internet, no site do Enem (enem.inep.gov.br/participante).

Qualidade do trigo

A respeito da redução da área de trigo no Estado em até 10% neste ano, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul estuda alternativas para diminuir o impacto aos produtores. Segundo o coordenador técnico da Câmara Setorial do Trigo da Seapi, Altair Hommerding, o governo, junto com entidades da cadeia produtiva, tenta encontrar soluções para melhorar a logística de mercado; aumentar a capacidade de armazenamento dos grãos; e diminuir despesas portuárias, para facilitar a exportação do produto.

Corrida de Rua 

Os atletas interessados em participar da primeira etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, atividade promovida pela Secretaria dos Esportes da Prefeitura de Passo Fundo, já podem fazer sua inscrição. Desde a segunda-feira (15) as inscrições podem ser feitas através do site da Prefeitura  (www.pmpf.rs.gpv.br). O prazo segue até as 18h do dia 24 de maio. Como nos anos anteriores está sendo pedida uma contribuição social. Nesta primeira etapa, a solicitação é que os corredores contribuam com dois pacotes de fraldas descartáveis, sendo um infantil e outro geriátrico.
A prova está marcada para o dia 28 de maio, com largada às 9h, na Avenida Sete de Setembro, 161, em frente a Rádio Uirapuru, onde também será a chegada. O Circuito Municipal de Corrida de Rua deste ano será composto de quatro etapas que acontecerão ao longo de 2017.

Entrega dos kits

O recebimento dos donativos será realizado no sábado anterior ao dia da prova, dia 27 de maio, das 12h às 16h, quando serão entregues os kits para a corrida, que contém os chips para os participantes. No domingo, das 7h30 às 8h15 acontece a entrega para os corredores que vêm de outras cidades. A retirada deve ser feita na Secretaria dos Esportes, que fica na Avenida Brasil, 792, fundos.

Serviço

Abertura das inscrições – 15 de maio (segunda-feira)
Encerramento das inscrições – 24 de maio, às 18h
Primeira etapa – 28 de maio (domingo)
Entrega dos kits e donativos – 27 de maio (sábado), das 12h às 16h para corredores de Passo Fundo e dia 28 de maio (domingo), das 7h30 às 8h15 para participantes de fora da cidade, na Secretaria de Esportes (Avenida Brasil, 792, fundos) 

Gostou? Compartilhe