OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Recorde no Polo Norte

O passo-fundense Francisco Mattos se tornou o brasileiro que mais vezes chegou ao Polo Norte. Foram quatro ao todo. A conquista foi registrada no último dia 9 de abril, quando os termômetros marcavam 40 graus e ele chegou com companheiros de expedição. Eles ficaram numa base Russa.Mattos mora na Ilha Spitsbergen, na Noruega, e se especializou em fotografar e filmar animais. No acervo, iniciado em 2011, já tem mais de 200 fotos. No ano passado, ele retornou a Passo Fundo, onde vivem seus familiares e contou suas aventuras numa palestra. No Polo Norte, Mattos fez questão de registrar que vem usando a camiseta que ganhou da Associação dos Moradores do Centro com a frase “Eu Amo Passo Fundo”.

Semape

Mais uma vez, a Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com a área de Prática de Ensino e Estágios, da Faculdade de Educação, com o apoio das unidades de ensino e seus cursos de licenciatura, oferece à comunidade de Passo Fundo e região o Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica (Semape), que, neste ano, será realizado em conjunto com o Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas. As atividades acontecem nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos, Campus I. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.upf.br/semape, no link inscrições. O evento é gratuito.

IRPF

A Receita Federal recebeu até às 11h de ontem (24), mais de 16,5 milhões de declarações. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem o documento. No Rio Grande do Sul, a Receita Federal recebeu mais de 1,2 mil declarações do IRPF 2017 até agora. São esperadas no Estado em torno de 2 milhões de declarações.

Modelista I

O Senac Passo Fundo oferece o curso de Modelista. As aulas iniciam no dia 2 de maio e acontecem nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. A qualificação capacita para a aplicação de técnicas adequadas ao estilo escolhido ou criado pelo estilista. Com carga horária de 210 horas, apresenta conhecimentos para a construção e interpretação de moldes de peças básicas do vestuário feminino, masculino e infantil.

Modelista II

Matrículas para a capacitação devem ser feitas no Senac Passo Fundo, localizado na Rua Sete de Setembro, 1045. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.

Hipertensão arterial

O Programa de Residência Multiprofissional desenvolvido pelo Hospital da Cidade (HC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Universidade de Passo Fundo promove uma feira de saúde alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, lembrado em 26 de abril.  A feira será realizada na quarta-feira (26), das 14h às 17h na Central de Consultas do HC. A equipe de saúde irá orientar a população sobre os cuidados para a prevenção da hipertensão arterial, além de realizar exames de aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC).

Sala Futura I

A última terça-feira (18) ficou marcada como dia de integração da Universidade de Passo Fundo (UPF) como mais uma instituição apoiadora da Sala Futura, conjuntamente com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e o Ministério Público Estadual – 1ª Promotoria de Justiça Especializada. A Sala Futura é um espaço dinâmico que coloca a tecnologia e o conteúdo audiovisual produzido pelo Canal Futura a serviço da educação e da defesa dos direitos humanos.  É uma parceria entre o Canal Futura - Fundação Roberto Marinho, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) e o Fórum Local da Agenda 21 Passo Fundo.

Sala Futura II

O acervo audiovisual disponível na Sala Futura é utilizado em atividades e projetos pedagógicos a fim de promover debates sobre sustentabilidade, meio ambiente, educação e direitos humanos, entre outros temas. Com a participação da Universidade de Passo Fundo, através do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (PAIDEX), a Sala passa a ter uma bolsista acadêmica do Curso de Pedagogia em sua monitoria. O atendimento da Sala Futura será no turno da tarde de segunda a quinta-feira, das 14h ás 18h.

Café com Negócios

Na próxima quinta-feira (27), a Acisa Passo Fundo e o Sebrae/RS realizam a segunda edição do Café com Negócios. Com o propósito de oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empresários, o tema do encontro será Marketing Digital. O palestrante será o empreendedor digital e sócio-diretor da Seen Digital, Rafael Comin, que abordará a forma como essa ferramenta pode ser utilizada estrategicamente pelas empresas. A atividade acontece das 7h30min às 9h30min, na sede da Acisa (Av. General Neto, 443 - 5º andar). O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3311-3911 ou e-mail viniciuscc@sebrae-rs.com.br.

Lava Jato I

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), reunido ontem (24) em Brasília, adiou uma decisão que pode afetar os trabalhos da Operação Lava Jato, após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedir vista (mais tempo para analisar o caso). A resolução, discutida na sessão ordinária do CSMPF dessa segunda-feira, propõe a limitação em 10% do contingente de procuradores da República de cada unidade do MPF que podem ser cedidos a outras unidades. A proposta também pretende limitar em quatro anos o período de cessão.

Lava Jato II

Caso aprovada em sua versão original, a resolução tem efeito sobre as forças-tarefa da Lava Jato montadas em Curitiba e também na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, onde são tratados os casos envolvendo parlamentares e ministros, entre outros. Isso porque em ambos os locais grande parte dos procuradores atuantes é proveniente de estados. A proposta é de autoria da subprocuradora-geral da República Raquel Dodge.

Gostou? Compartilhe