OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Audiência

A Frente Parlamentar em defesa do Banrisul Público da  Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realiza nesta sexta-feira (23), em Passo Fundo debate em defesa do Banrisul.

A solicitação da audiência é uma iniciativa do deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), que defende as empresas públicas, sempre ressaltando a importância de preservar o banco público dos gaúchos. Será na Câmara de Vereadores, a partir das 18h.

Clube Juvenil I

O Clube Recreativo Juvenil realiza nesta sexta-feira o lançamento oficial do seu novo Guia de Convênios. A agenda conta com diversos serviços oferecidos, como convênios com clínicas, laboratórios e demais profissionais nas mais variadas da área da saúde, educação e serviços de utilidade diária. O evento contará com a presença de autoridades, diretores do Clube e representantes das empresas conveniadas. Segundo o Diretor de Convênios, Celso Canabarro, o Guia é planejado com o intuito de trazer mais vantagens aos associados. No Guia, constam todas as instituições parceiras do Clube Juvenil, onde o associado encontra qualidade nos serviços prestados e muito mais agilidade no atendimento. O Guia de Convênios 2017 está disponível gratuitamente na secretaria do Clube e pode ser consultado também no site do Clube www.clubejuvenil.com.br  na aba Convênios. 

Cachorro-quente beneficente I 

No dia 1º de julho, acontecerá o Cachorro-Quente Solidário da Leão XIII. Nesta edição, os recursos arrecadas serão investidos na pintura externa e em melhorias na rede elétrica do prédio onde a escola funciona. A Escola de Educação Infantil Leão XIII, atende, gratuitamente, crianças de 3 a 5 anos do Bairro Bom Jesus e arredores, em situação e vulnerabilidade e risco social, e contribui para que as famílias de baixa renda, daquela região, possam trabalhar e melhorar suas condições de vida. Conforme ressalta a coordenadora da Escola Bom Jesus, Edite Capella, o prédio construído há mais de 35 anos, necessita urgentemente de renovação na rede elétrica e de pintura externa para evitar danos estruturais e amenizar infiltrações.

Cachorro-quente beneficente II

A ação é promovida em parceria com a Leão XIII e coordenada por grupo de voluntários da unidade São Cristóvão, do Sicredi, O valor do lanche é R$ 10,00 e estará disponível das 10h às 17h, no Salão da Paroquial. Na compra dez cachorros-quentes, a tele-entrega é gratuita e para quem comprar 20 unidades, além da entrega gratuita, outros dois cachorros-quente são de graça. Pedidos de cartões e maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (54) 3315-3655 e 3312-3077, ou e-mail leaotreze@leoatreze.com.br.

Indicação

Depois de verificar no local, o vereador Marcio Patussi (PDT) protocolou, na Câmara uma Indicação que sugere a realização de um estudo para a construção do passeio público em toda a extensão da Avenida Miguelzinho Lima. “O passeio público sugerido resolveria o problema da falta de acesso também às pessoas com deficiência, uma vez que quando se fala em acessibilidade essas situações prejudicam muito os cadeirantes e demais pessoas com deficiência”, sinalizou ao destacar que a proposição preza, além da segurança pública, pelo direito de ir e vir de todo o cidadão.

Cursos técnicos 

Dar início a um curso técnico possibilita ao aluno uma série de vantagens, tais como a inserção rápida no mercado de trabalho, boa remuneração dos profissionais, além do menor tempo de duração do curso. O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), está com inscrições abertas para cursos técnicos em diferentes áreas: em Alimentos; em Eletrotécnica; em Enfermagem; em Mecânica; em Radiologia e em Segurança do Trabalho. Interessados em ingressar em uma das opções devem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h, e aos sábados pela manhã, das 8h às 11h45min, na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) da UPF, Campus I, ou pelo site www.upf.br/integrado. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25,00. No total, cada curso oferece 40 vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8180.

Arte da palavra

Nesta sexta-feira (23/06) ocorrerá, em Passo Fundo, a segunda etapa do projeto literário “Arte da Palavra”.  O Circuito de Autores, voltado para a valorização e divulgação de escritores nas inúmeras comunidades literárias, tem como convidados os escritores Marcos Peres (PR) e Sidney Rocha (PE). O debate possui dois horários disponíveis: às 14h e às 19h30, no Teatro do Sesc (Avenida Brasil, 30), com a medição da Dra. Ivânia Campggotto Aquino. Interessados em participar podem realizar agendamento prévio gratuitamente através do telefone (54) 3313-4318. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.

Solidariedade no frio

A estação do inverno inicia nesta quarta-feira, dia 21 de junho, e as baixas temperaturas já foram registradas em todo o Estado. No município não é diferente, por isso, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, reforça a importância da população colaborar com a Campanha do Agasalho, que tem o slogan “Doe o que você usaria”. Além de roupas, a ação também recebe alimentos em 2017. As doações são aceitas na sede da própria Secretaria e nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade. As roupas e alimentos recolhidos são distribuídos pela Central de Recebimento e Distribuição de Doações, onde é feita a triagem e separação das peças e alimentos para serem doados posteriormente. A Campanha da Agasalho também é essencial para a manutenção do Programa Meu Inverno Mais Quentinho, criado pela Prefeitura para entregar agasalhos em bairros distantes das sedes dos CRAS, atendendo principalmente as pessoas mais carentes do município e em situação de rua. 

Onde doar?
Secretaria de Cidadania e Assistência Social
Rua Morom, 2022 – Centro
(54) 3312-3070
Horário de atendimento: 8h30min às 17h30min.

CRAS 01 Região Nordeste
BR 285 – Bairro São José (junto a Escola do Hoje)
(54) 3314-5899

CRAS 02 Região Noroeste
Rua Teixeira Soares, 51 – Bairro Vera Cruz
(54) 3312-8600

CRAS 03 Região Sudeste
Rua Delmar Sitone, 385 – Bairro Planaltina
(54) 3312-0043

CRAS 04 Região Sudoeste
Avenida Dona Sirlei, 276 – Bairro Professor Schisler
(54) 3312-6971

Onde buscar?
Central de Recebimento e Distribuição de Doações
Rua Morom, 2019 – Centro
- Ao lado da Biblioteca Municipal, dentro do Espaço Roseli Doleski Pretto.

Meu Inverno Mais Quentinho: como funciona?
Pelo programa, os agasalhos – incluindo roupas, calçados e cobertores, entre outros itens – são levados à comunidade pelo veículo do Programa Bolsa Família/Cadastro Único. O serviço tem o acompanhamento de uma servidora para que sejam prestadas orientações e feitas atualizações e novos cadastros nos programas sociais em andamento. As visitas aos bairros seguem o cronograma do Programa Farmácia Mais Perto. 

Gostou? Compartilhe